A velocidade e a escala do desenvolvimento e produção de conhecimento foram tremendamente transformadas e as soluções digitais se tornaram ferramentas importantes para a troca de conhecimento e conexões virtuais. Essas soluções também têm fomentado as atividades de Cooperação Sul-Sul e possibilitado o intercâmbio de conhecimento e outras atividades de forma remota. Durante um seminário realizado na sexta-feira, 15 de abril, o Centro de Excelência para a Transformação Rural do WFP na China lançou sua Cloud School, uma plataforma de aprendizado online desenvolvida em parceria com a Administração de Publicações em Línguas Estrangeiras da China.
O seminário reuniu especialistas do WFP, representantes do governo chinês e acadêmicos, que discutiram o papel das soluções digitais para o trabalho contínuo de Cooperação Sul-Sul. Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, também discursou no evento. “Mais do que nunca, como ainda vivemos tempos de pandemia, a Cooperação Sul-Sul e Triangular precisa se adaptar e se beneficiar de um mundo digital em transformação. Compartilhar boas práticas e lições aprendidas é uma maneira crucial de lidar com as complexidades de temas como segurança alimentar e nutrição, alimentação escolar, redução da pobreza e transformação rural”, disse Daniel Balaban em sua mensagem de vídeo.
Nos últimos 10 anos, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil apoiou cerca de 80 países na África, Ásia e América Latina, utilizando a cooperação Sul-Sul e Triangular para mostrar e compartilhar experiências positivas no desenvolvimento de políticas de segurança alimentar e nutricional. “Com nosso projeto Intercâmbios Virtuais, criado em 2019, o Centro de Excelência desenvolveu um produto em constante evolução. Por meio dele, compartilhamos conhecimento através de publicações, vídeos, teleconferências, revisões de documentos relevantes, webinars específicos para cada país, treinamentos de capacitação, assim como eventos, workshops e seminários”, acrescentou Daniel Balaban. Como parte da metodologia do Intercâmbios Virtuais, o Centro também lançou uma Visita de Estudo Virtual, que simula uma imersão no Programa Nacional de Alimentação Escolar Brasileiro (PNAE).
A Cloud School de Cooperação Sul-Sul do WFP-China concretiza os esforços do Centro de Excelência do WFP na China para o processo sistemático de aprendizagem virtual na Plataforma de Compartilhamento de Conhecimento de Cooperação Sul-Sul do WFP China. Ela é moldada como um centro de aprendizado online que inclui cursos sobre as quatro áreas temáticas de: Desenvolvimento de Cadeia de Valor para Pequenos Agricultores; Gerenciamento de Perdas Pós-Colheita e Sistemas de Alimentos; Redução de Risco de Desastres e Resiliência às Mudanças Climáticas; e Iniciativa Inovadora de Alívio à Pobreza, entre outros temas. Rahamtalla Osman, Embaixador da União Africana na China, declarou, em uma mensagem de vídeo, que a plataforma também melhorará a Cooperação Sul-Sul Triangular entre a África e a China. “Espero que ela ajude mais africanos a obter mais conhecimento para acabar com a fome”, disse ele.
Você pode saber mais sobre a Cloud School aqui.