O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se uniram ao Governo da Bahia e ao programa Bahia Sem Fome para as atividades do Dia Mundial da Alimentação 2023.
Celebrada todos os anos no dia 16 de outubro, a data é uma das mais importantes do calendário das Nações Unidas, e neste ano teve como tema “Água é vida. Água é alimento”. A data foi comemorada com uma solenidade no Museu de Arte Moderna (MAM), de Salvador, no dia 16, que reuniu representantes das agências internacionais, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, representantes de ministérios e outros atores-chave para um chamado à ação.
“O acesso adequado à água é fundamental para o cultivo de alimentos frescos, como frutas e legumes, que são ricos em nutrientes essenciais para a saúde humana,” disse Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. “Investir em soluções que assegurem uma oferta confiável de água é essencial, portanto, para promover a segurança alimentar, melhorar a saúde e o bem-estar, e contribuir para um futuro mais Sustentável”, completou.
Essencial para a vida e produção de alimentos, apenas 3% da água do planeta é doce, adequada para consumo, agricultura e a maioria dos usos industriais. Por outro lado, mais de 80% das águas residuais são lançadas no meio ambiente sem serem tratadas ou reutilizadas.
Parcerias estratégicas
Durante o evento, o Centro de Excelência do WFP e o Governo da Bahia assinaram um memorando de entendimento para apoiar o estado na capacitação de gestores e pessoas envolvidas com a segurança alimentar e nutricional e para implementar políticas de combate à fome e desenvolver pesquisas sobre o tema no estado.
Além disso, a data marcou o anúncio da parceria entre o WFP e o Fome de Tudo para apoiar a alimentação escolar na América Latina e no Caribe, desenvolvendo atividades em estreita colaboração com o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Atividades em Salvador
O Dia Mundial da Alimentação também promoveu uma iluminação especial do Elevador Lacerda, apresentações do Balé Folclórico da Bahia com uma homenagem a Iemanjá e o espetáculo Balé das Águas. No fim de semana, foram realizadas atividades gratuitas para a população, especialmente voltadas para as crianças.
Durante a manhã do sábado, dia 14, no Parque da Cidade, famílias participaram de atividades recreativas e de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nutrição. Já no dia 15, no Parque de Pituaçu, além da palestra sobre nutrição, as famílias participaram de uma gincana e plantaram mudas.
Uso da água no Projeto Além do Algodão
Por meio do Projeto Além do Algodão, que ajuda a conciliar a produção sustentável de algodão e seus subprodutos à produção de alimentos e sistemas agroflorestais, o Centro de Excelência do WFP tem apoiado de países da África a encontrar soluções de combate à fome e promoção da alimentação adequada por meio de soluções que incluem o manejo adequado da água.
O projeto promove a utilização de soluções simples, mas de grande impacto, como sistemas de irrigação via gotejamento, abertura de cisternas, implantação de barragens subterrâneas e a adoção dos chamados canteiros econômicos, que demandam cerca de 50% menos água na produção de alimentos quando comparados aos convencionais.
Saiba mais sobre o projeto aqui.