O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estarão na Bahia, entre os dias 14 e 16 de outubro, para a celebração do Dia Mundial da Alimentação.
Com o tema “Água é vida. Água é alimento”, a campanha deste ano tem planejadas ações em parceria com o Governo da Bahia, em Salvador, para conscientizar governos, setor privado, sociedade civil e a população sobre a importância da água para a segurança alimentar.
Nos dias 14 e 15 de outubro, serão realizadas atividades gratuitas para a população em dois parques públicos de Salvador, por meio de parceria com o projeto Ecoroteiro. No dia 16 de outubro, acontece um evento para convidados no Museu de Arte Moderna (MAM), com a participação de autoridades políticas, de representantes internacionais, da sociedade civil e de atores-chave para a alimentação no país.
O papel da água na agricultura familiar
O Projeto Além do Algodão apoia países a conciliar a produção sustentável de algodão e seus subprodutos à produção de alimentos e sistemas agroflorestais. O projeto promove a utilização de soluções de manejo da água que têm gerado melhora na qualidade de vida dos agricultores: sistemas de irrigação via gotejamento, abertura de cisternas, implantação de barragens subterrâneas e a adoção dos chamados “canteiros econômicos”, que demandam cerca de 50% menos água na produção de alimentos quando comparados aos convencionais.
Essas ações promovem a produção de alimentos frescos e diversificados tanto para o consumo dos agricultores familiares, quanto para venda a mercados locais, incluindo os programas de alimentação escolar. Saiba mais sobre o projeto aqui.