Em sua vigésima edição, o Fórum Global de Nutrição Infantil aprovou um comunicado final com sete recomendações para os países participantes. A lista de recomendações conclama os países a assumir a gestão de seus programas de alimentação escolar e trabalhar com parceiros para melhorar a qualidade, assegurar a nutrição de crianças e adolescentes e ampliar a escala.
O documento reconhece a importância da vontade política, da integração entre os vários setores e de abordagens que considerem aspectos nutricionais para assegurar que os programas de alimentação escolar contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também reconhece o papel dos programas de alimentação escolar tanto em sociedades estáveis quanto em contextos de crises humanitárias.
Esta é a lista de recomendações do Fórum Global de Nutrição Infantil:
- Que governos se assumam os programas nacionais de alimentação escolar e gradualmente provejam fundos suficientes e regulares dos orçamentos nacionais para cobrir todas as crianças e adolescentes.
- A criação de marcos legais de alimentação escolar específicos para cada país.
- Que a educação alimentar e nutricional com base nos contextos de cada país seja integrada ao currículo escolar em todos os níveis, com foco na mudança de comportamento e no desenvolvimento de habilidades.
- Que os programas de alimentação escolar tenham sistemas robustos de monitoramento e avaliação que subsidiem a tomada de decisões e aumentem a qualidade e a transparência.
- Que os programas de alimentação escolar sejam baseados nos planos e políticas nacionais de desenvolvimento.
- A integração de alimentos ricos em micronutrientes.
- Que os países respondam à Pesquisa Global sobre Alimentação Escolar.
Clique aqui para ler o documento completo: