O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação completou 50 anos de atuação no Brasil. Vinculado ao Ministério da Educação, o FNDE é responsável pela gestão de programas essenciais para o desenvolvimento das políticas educacionais em mais de 150 mil escolas brasileiras. Uma série de eventos marcou a data.
No dia 21 de novembro, seis ex-presidentes do FNDE e o atual ocupante do cargo se reuniram em Brasília para comemorar os 50 anos da instituição e homenagear os funcionários que transformaram o FNDE em modelo de gestão educacional.
“Fazendo uma conta simples a gente conclui que nessa mesa têm entre 10 e 12 anos de gestão de presidente, ou seja, cerca de 25% da existência do FNDE. Então podemos dizer que uma parte considerável da história da autarquia se juntou para comemorar esse marco tão importante, que é a celebração dos 50 anos de fundação de uma instituição que leva cidadania a todos os cantos do país. Somos citados pela qualidade do trabalho e inspiramos outros órgãos, graças ao comprometimento e paixão que cada um dos servidores colocou e coloca ao longo dessas cinco décadas ”, afirmou Silvio Pinheiro, presidente do FNDE.
O diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, que presidiu o FNDE entre 2006 e 2011, participou do evento e fez uma reflexão sobre os principais avanços da instituição e sobre sua influência em outros países em desenvolvimento. “Mais de 70 países do mundo estão criando programas próprios de alimentação escolar espelhados no programa realizado no Brasil pelo FNDE”, afirmou. Balaban destacou ainda outras iniciativas do FNDE. “O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é o maior programa de compras de livros didáticos do mundo. Nenhum país tem uma compra de livro didático como o FNDE tem, e democrático, como a escolha de cada escola, de cada professor. Isso é algo inimaginável para os países que vêm conhecer”.
Durante solenidade que ocorreu no dia 22, o presidente Michel Temer, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, lançaram o Cartão PNAE e realizaram a entrega do primeiro livro em tinta Braile, que será distribuído para todas as escolas.
De acordo com o presidente do FNDE, a entrega do livro e o lançamento do Cartão PNAE fazem parte das importantes transformações realizadas nos últimos dois anos no FNDE e no Ministério da Educação, visando promover a universalização e aumentar a qualidade, especialmente, na educação básica.
O FNDE lançou também um hotsite para comemorar o aniversário de 50 anos. O site traz depoimentos, uma galeria multimídia e uma linha do tempo com a história da instituição. http://www.fnde.gov.br/50anos/timeline/index.html