O 20º Fórum Global de Nutrição Infantil reunirá 300 representantes de 50 países para discutir o tema Programas Nacionais de Alimentação Escolar para Segurança Alimentar e Nutricional e Múltiplos Benefícios Sociais. O Fórum é a maior conferência internacional anual sobre alimentação escolar e, este ano, acontece em Tunes, na Tunísia, de 21 a 25 de outubro.
O Fórum Global de Nutrição Infantil é uma conferência para trocas de conhecimentos e assistência técnica, desenhada para apoiar os países no desenvolvimento e implementação de programas de alimentação escolar. Representantes de governos, ONGs, empresas, agências da ONU e da academia são esperados em Tunes.
“O Fórum pretende destacar temas relacionados à nutrição infantil em todo o mundo, incentivar a cooperação entre nações e estimular os países a desenvolver e aprimorar programas de alimentação escolar que gerem múltiplos benefícios e abordem múltiplos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Arlene Mitchell, diretora executiva da Global Child Nutrition Foundation. “é também uma maravilhosa oportunidade para conscientizar o público sobre os desafios nutricionais enfrentados por crianças em todos os países e para compartilhar experiências e ferramentas para superar esses desafios”.
Todos os anos, o Fórum reúne líderes de cerca de 50 países para treinamento intensivo, assistência técnica e planejamento, para facilitar o estabelecimento de programas de alimentação escolar sustentáveis e operados pelos próprios países. Ao compartilhar suas experiências e desafios, uma aliança informal de líderes dedicados a promover o avanço da alimentação escolar se formou. Como resultado, o Fórum se transformou num catalisado global para o desenvolvimento da alimentação escolar.
“Programas de alimentação escolar têm o potencial de promover múltiplos benefícios para crianças em idade escolar, suas famílias, comunidades e nações”, afirmou Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome. “A reunião de oficiais de alto nível de 50 países todos os anos para discutir estratégias para fortalecer a alimentação escolar se traduz em compromisso governamental mais forte com a alimentação escolar e em impactos positivos na educação saúde e indicadores socioeconômicos”.
Organizado pela Global Child Nutrition Foundation e pelo Centro de Excelência contra a Fome, em parceria com diferentes países-sede, a cada ano o Fórum estimula o diálogo aberto e o compartilhamento de experiências, boas práticas, lições aprendidas, desafios e oportunidades para o apoio sustentável a programas de alimentação escolar vinculados à agricultura local e que considerem aspectos nutricionais. Os participantes se tornam importantes recursos de seus países e, muitas vezes, de países vizinhos que também estejam no processo de desenvolver programas de alimentação escolar.
O Fórum é realizado cada ano em um país, de modo que os participantes podem visitar programas locais de alimentação escolar. Em 2018, o governo da Tunísia está sediando o evento, com apoio do escritório de país do Programa Mundial de Alimentos. Os participantes terão a oportunidade de visitar escolas e um naco de alimentos para ver de perto o programa de alimentação escolar da Tunísia, que alcança 260 mil crianças em 2,5 mil escolas.
“A Tunísia reconheceu a alimentação escolar como uma rede de proteção social que pode contribuir para a educação e a nutrição, ao mesmo tempo que amplia a estabilidade de a proteção social, afirmou o Ministro da Educação da Tunísia, Hatem Bem Salem. “A escola é o primeiro ponto de contato da criança com o estado, e a experiência positiva de compartilhar uma refeição nutritiva na escola pode promover o amor dessa criança pelo país e ajudar a criar um senso de justiça e pertencimento”.
Esta é a primeira vez que o Fórum acontece no oriente Médio e Norte da África, uma região com muitos exemplos de como programas de alimentação escolar podem funcionar como plataformas para múltiplos benefícios, tanto em emergências quanto em contextos mais estáveis.