Entre os dias 18 e 22 de março, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas no Brasil participou de grupos de trabalho e reuniões em Brasília do Grupo dos Vinte (G20), o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 pela primeira vez para um mandato de um ano no dia 1º de dezembro de 2023, substituindo a Índia, que ocupou a presidência em 2023.
O país é responsável pela organização de reuniões técnicas e conferências ministeriais que culminarão na 19ª Cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Para o Brasil, o combate à fome, à pobreza e à desigualdade estão entre os temas prioritários para o mandato do Brasil frente ao fórum.
Dentro do G20, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) está participando do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento, da Força-tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e do Grupo de Trabalho da Agricultura. O Diretor do Centro de Excelência do WFP, Daniel Balaban, é um dos Delegados do WFP e o Diretor de Parcerias Multilaterais e de Programas do WFP, Stanlake Samkange, é o Chefe da Delegação do WFP para o G20.
Para Balaban, o G20 representa uma grande oportunidade de discutir temas que impulsionem o mundo em direção ao combate à fome. “Muito importante a participação efetiva do WFP nos Grupos de Trabalho do G20, pois dali sairão posições relevantes para o futuro do planeta, relacionadas, principalmente, ao combate à fome e à pobreza extrema”, disse.
Sobre o G20
O grupo é formado por 19 países de cinco continentes, além da União Europeia e da recém-admitida União Africana: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. O G20 é responsável por cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio global e ⅔ da população mundial.
Proposta pela presidência brasileira, a Força Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem como meta a criação de uma Aliança Global. Seu propósito é mobilizar recursos e conhecimentos para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes na redução da fome e da pobreza em escala global. A participação na Aliança Global não se limitará aos membros do G20, estando aberta a todos os países interessados.