O 24º Fórum Global de Nutrição Infantil, que aconteceu de 9 a 12 de dezembro de 2024 em Osaka, no Japão, lançou nesta semana o Communiqué, documento oficial elaborado de forma participativa e ratificado por todos os participantes, com o balanço do evento e as recomendações.
Nele, há um reconhecimento de que os programas de alimentação escolar tiveram um aumento de qualidade entre os anos de 2022 e 2024 e já estão contribuindo para a transformação dos sistemas alimentares. Mas o documento também aponta a necessidade de implementar sistemas mais sustentáveis e resilientes que possam fornecer alimentos mais nutritivos para nossas crianças em idade escolar por meio de abordagens holísticas para a transformação e colaboração entre todas as partes interessadas na alimentação escolar.
O Fórum Global de Nutrição Infantil é o maior e mais antigo fórum do mundo dedicado a apoiar governos e seus parceiros na implementação de programas de alimentação escolar de qualidade. Sua mais recente edição reuniu 408 participantes de 82 países para um intercâmbio de aprendizado de quatro dias, criando uma oportunidade de aprendizado, trocas de experiência e colaboração.
O Brasil esteve presente, por meio de representantes do governo brasileiro, apresentando suas experiências em alimentação escolar e no combate à fome, e do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, coorganizador do Fórum entre 2013 e 2019.
O Centro de Excelência foi representado pelo diretor Daniel Balaban, que fez o discurso de encerramento do evento, Vinicius Limogi e Ana Clara Cathalat, da unidade de Programas, responsáveis pelo workshop que discutiu modelos de alimentação escolar vinculada à agricultura local.
O documento final do GCNF foi encaminhado para representantes de governo e parceiros, que compartilharão o comunicado para tomar medidas adicionais em todas as áreas, conforme recomendado.
Leia a íntegra do documento no site do GCNF.