© Maria Giulia Senesi/WFP
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil está em missão no Malawi para desenvolver um plano diretor para a expansão da sua Alimentação Escolar Vinculada à Agricultura Familiar.
Essa iniciativa tem como foco fornecer assistência técnica e fomentar a colaboração entre Brasil e Malawi para promover o aumento da ingestão nutricional de crianças em idade escolar, estimulando a agricultura local. Ao comprar produtos locais e aumentar o número de escolas envolvidas no programa, o objetivo é enriquecer a dieta dos alunos e apoiar a economia agrícola local.
A Oficial de Programa Maria Giulia Senesi viajou ao Malawi para entender melhor o contexto local, contribuir para a mobilização e desenho deste plano e explorar áreas de cooperação entre o Brasil e o Malawi.
Ela explica que, como o Malawi procura expandir a iniciativa da Alimentação Escolar Vinculada à Agricultura Familiar, é muito importante conhecer a realidade local, as áreas de crescimento potencial e as oportunidades de aprimoramento do programa.
“Entender a realidade local garante o sucesso, a sustentabilidade e a escalabilidade do programa a longo prazo, causando um impacto positivo nos resultados educacionais e nas economias locais”, afirmou Maria Giulia.