O Centro de Excelência contra a Fome foi a Moçambique para participar de um retiro para harmonização dos instrumentos de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pronae). O retiro teve como objetivo revisar a proposta de Estratégia de Alimentação Escolar do país juntamente com os atores envolvidos na implementação do Pronae.
O Centro de Excelência e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Brasil apresentaram notas técnicas que fundamentam a necessidade de uma lei de alimentação escolar que estabeleça as bases legais para o Pronae. O Brasil também compartilhou experiências de monitoramento do programa brasileiro de alimentação escolar e de inclusão da alimentação escolar nos planos plurianuais do governo. Essas informações servirão de subsídio para os manuais que o governo de Moçambique está elaborando para seu programa nacional.
A reunião aconteceu na província de Tete, uma das províncias onde o projeto piloto do Pronae foi executado. A agenda do evento incluiu a visita à Escola Primária Comunidade de Matambo, para que os participantes pudessem ver de perto como o programa vem sendo implementado.
A missão foi parte do projeto “Apoio à consolidação e expansão do Pronae”, do qual fazem parte o Centro de Excelência, o Brasil, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação, e o Escritório do PMA em Moçambique, juntamente com o Direção de Nutrição e Saúde Escolar do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.