Especialista do Centro de Excelência Conta a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Mariana Rocha, participou de webinar sobre monitoramento e avaliação da Cooperação Sul-Sul e Triangular brasileira. O evento foi realizado pela Articulação Sul e pela plataforma socialprotection.org e aconteceu na quinta-feira, dia 24 de outubro.
O principal objetivo do webinar foi promover o debate sobre os desafios atuais e futuros para as práticas de monitoramento e avaliação da Cooperação Sul-Sul e Triangular. O webinar buscou aproveitar a experiência dos participantes com vistas a fazer avançar a agenda de monitoramento e avaliação da Cooperação Sul-Sul e Triangular no Brasil. Além de Mariana Rocha, participaram do evento: Niklas Stephan, do UNICEF Brasil, e Melissa Pomeroy, da Articulação Sul. O webinar foi moderado por Laura T. Waisbich, também da Articulação Sul.
Com base em suas experiências práticas, os palestrantes refletiram sobre as seguintes perguntas: Como as organizações utilizam sistemas de monitoramento e avaliação de resultados das ações de Cooperação Sul-Sul e Triangular? Quais são as principais lições aprendidas em relação ao monitoramento e à avaliação de iniciativas de Cooperação Sul-Sul e Triangular com foco no desenvolvimento de capacidades? Quais são os principais desafios no desenvolvimento de avaliações de capacidades relacionadas à Cooperação Sul-Sul e à Cooperação Sul-Sul e Triangular? Como incorporar os impactos aos beneficiários indiretos nas avaliações da Cooperação Sul-Sul e Triangular? Como medir as despesas da Cooperação Sul-Sul e Triangular? Como avaliar a eficiência da Cooperação Sul-Sul e Triangular? (Com informações da plataforma socialprotection.org)