O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil participou, em 17 de novembro, do 18º Congresso da Confederação Latino-americana de Nutricionistas e Dietistas (Confelanyd), um evento internacional que reuniu nutricionistas de 14 países, dentre eles Brasil, Colômbia e Peru, que são os países cooperantes no projeto Nutrir o Futuro. O Centro de Excelência, o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, parceiros no projeto, promoveram o seminário o “Perspectivas e Desafios das Políticas de Alimentação e Nutrição frente a Obesidade”, que marcou o lançamento da publicação “Obesidade Infantil: Ações de Prevenção e Atenção no Brasil, Colômbia e Peru”.
Durante o seminário, Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, enfatizou que a obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores ambientais, genéticos, individuais e comportamentais que atuam em múltiplos contextos. “Para a prevenção e atenção à obesidade, é fundamental a adoção de políticas intersetoriais, investimento público e medidas que precisam de esforços de todos para reverter ambientes promotores da obesidade. Assim, este policy brief traz boas práticas de como o Brasil, Colômbia e Peru tem atuado na prevenção e atenção à obesidade infantil”, disse.
O seminário também contou com um debate sobre as estratégias e desafios nacionais para a implementação das ações para enfrentamento da obesidade infantil. As representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil, Gisele Bortolini, da Colômbia, Elisa Cadena, e do Peru, Maria Reyes, falaram sobre possíveis estratégias para que a agenda de alimentação e nutrição dos países possa priorizar a prevenção e atenção da obesidade infantil, bem como as principais estratégias que cada país adota para a diminuição dos índices de sobrepeso e obesidade infantil. A troca de conhecimentos promovida pelo seminário tem como objetivo apoiar processos de fortalecimento das instituições públicas nacionais e dos setores de nutrição e saúde considerados fundamentais para a gestão das políticas públicas de alimentação e nutrição nos países parceiros.
O Projeto de cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga da Má Nutrição em Escolares (Nutrir o Futuro) é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP e a Agência Brasileira de Cooperação. A iniciativa busca sinergias e complementaridade com outras ações brasileiras e internacionais no tema, bem como com as atividades desenvolvidas pelos governos e escritórios do WFP na Colômbia e no Peru. Saiba mais.