Entre 31 de outubro e 4 de novembro, as equipes do projeto Nutrir o Futuro no Brasil, Colômbia e Peru participaram virtualmente do XIX Congresso Latino-Americano de Nutrição (SLAN 2021), que teve como tema a promoção da saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis. Durante os cinco dias de evento, foram apresentadas propostas científicas para temas como a nutrição e a saúde pública na América Latina, a nutrição na prevenção e no tratamento de doenças e cultura alimentar e educação nutricional.
As apresentações sobre o enfrentamento da múltipla carga da má nutrição em escolares, principalmente sobrepeso e obesidade, que são os temas prioritários do projeto Nutrir o Futuro, confirmaram que, nas últimas décadas, a América Latina e o Caribe registraram um progresso significativo na redução da desnutrição infantil. Ao mesmo tempo, observou-se um aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em crianças e adultos na região. Além disso, a pandemia da COVID-19 representou um dos maiores desafios da saúde pública deste século, aumentando a insegurança alimentar e nutricional da região e, consequentemente, os índices de desnutrição, sobrepeso e obesidade.
As agências da ONU presentes no evento – WFP, FAO, OPAS/OMS e UNICEF – apresentaram propostas que podem ser adotadas por países para mitigar esses efeitos na nutrição de suas populações ao manter o compromisso com políticas públicas e construir sistemas alimentares nacionais mais fortes e sustentáveis, além de fortalecer a coordenação e mecanismos multisetorias. O evento reuniu mais de dois mil especialistas de diversas áreas de atuação em saúde e nutrição para discussões sobre nutrição na prevenção e tratamento de doenças e sobre os desafios da nutrição e saúde pública na América Latina.
O projeto Nutrir o Futuro, uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência do WFP, do Ministério da Saúde e da Agência Brasileira de Cooperação, apoia oportunidades como essas de troca de conhecimentos entre países para fortalecer as instituições públicas nacionais e os setores de nutrição e saúde. Saiba mais sobre o projeto aqui.