Em 2020, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil passou por grandes mudanças, mas as atividades de apoio aos países na construção de soluções duradouras e sustentáveis para o combate à fome continuaram, mesmo de maneira remota. O Relatório Anual 2020 traz um apanhado das atividades e resultados, incluindo as novas prioridades desenvolvidas no Brasil para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em função de medidas de controle de propagação da COVID-19, pelo menos 310 milhões de crianças em idade escolar ficaram sem receber refeições em 162 países durante parte de 2020. Para diminuir os impactos negativos do fechamento das escolas, utilizamos mecanismos de Cooperação Sul-Sul ao longo do ano, para promover a troca de conhecimento e assistência técnica, contribuir para a adaptação e resiliência de programas de alimentação escolar e apoiar países no processo de reabertura segura de escolas.
O ano passado também foi marcado pelo lançamento do projeto Nutrir o Futuro, que tem como objetivo disseminar práticas de combate à obesidade e à má nutrição infantil. O projeto Além do Algodão também avançou, com a assinatura do projeto-país de Moçambique e o início das atividades em campo. Também apoiamos o Governo Brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em diversas ações de cooperação humanitária de apoio a países em seus planos de combate à COVID-19.
Além disso, abrimos caminho para uma nova fase de parcerias com ONGs, governos locais e setor privado para, cada vez mais, apoiarmos ações de combate à fome dentro do Brasil. Por fim, o Nobel da Paz 2020 concedido ao WFP reafirmou a importância de ações emergenciais e, também, do multilateralismo e da cooperação internacional para a resolução de problemas complexos como a fome.