No dia 27 de janeiro será lançado o novo Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição na América Latina e no Caribe. A edição de 2024 do Panorama destaca a importância da resiliência frente à variabilidade climática e a eventos extremos para a segurança alimentar e a nutrição.
O relatório apresenta uma análise detalhada dos indicadores de fome, insegurança alimentar e má nutrição nos países da América Latina e do Caribe e tem como objetivo apoiar os países na formulação de políticas públicas que reforcem a manutenção e o fortalecimento dos sistemas agroalimentares, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS2), Fome Zero.
O documento foi elaborado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O relatório conclui que 20 países da região apresentam alta exposição a eventos climáticos extremos, sendo que 14 são considerados altamente vulneráveis. A análise revela que, entre os países afetados, houve um aumento da fome de 1,5 ponto percentual, representando um grande desafio para atingir as metas do ODS2.
Eventos como secas, inundações e tempestades afetam todas as etapas dos sistemas alimentares, desde a produção até o consumo, colocando em risco avanços na redução da fome e da má nutrição na região.
Mais informações: María Gallar – Oficial de Comunicação do Escritório Regional do WFP no Panamá – [email protected]