O Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, participou, nesta terça-feira, 11 de maio, de um webinar com tema “COVID-19 e a Insegurança Alimentar”, promovido pelo Lab HANDs, o laboratório da PUC-Rio voltado para pesquisas em gestão de operações em casos de desastres, crises e emergências. O evento é parte de uma série de webinars da disciplina de Logística e Operações Humanitárias, com público alvo composto por alunos de graduação em Engenharia de Produção e o público geral interessado no tema.
Em sua fala, Daniel Balaban destacou o trabalho de campo do WFP no fornecimento de ajuda humanitária em situações de emergência, o serviço de monitoramento e preparação para resposta a desastres e outros serviços logísticos. “Onde há gente passando fome, o WFP está lá apoiando essa população”, lembrou. O Prêmio Nobel da Paz de 2020, entregue ao WFP, reforçou a ligação entre a promoção da paz e segurança alimentar. “A fome é muitas vezes o primeiro passo para o conflito armado, para a guerra”, alertou Daniel Balaban. Ele também lembrou que, atualmente, há mais de 690 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no mundo, segundo os dados oficiais da ONU. A maioria é formada por mulheres e crianças.
Em seguida, Daniel Balaban apresentou o trabalho do Centro de Excelência contra a Fome, que atua, a partir do Brasil, no apoio a países em desenvolvimento na criação de políticas públicas de combate à fome, como programas de alimentação escolar. Por fim, ele também falou dos efeitos da pandemia da COVID-19 para o agravamento da situação de insegurança alimentar no Brasil e no mundo. Brenda Farias, pesquisadora do HANDs, moderou o debate, que contou com cerca de 50 participantes ao vivo.
A gravação do webinar está disponível aqui.