Daniel Balaban, Representante do WFP no Brasil e Diretor do Centro de Excelência contra a Fome, participou do webinar Conexões, organizado pela Sodexo Brasil. O evento, que aconteceu na quinta-feira, 26 de novembro, destacou o trabalho do WFP no combate à fome, a escolha da instituição para o prêmio Nobel da Paz 2020 e o cenário de fome no Brasil e no mundo. O webinar também apresentou o e-Servathon, uma maratona global de voluntariado para arrecadação de fundos para a campanha global Stop Hunger.
Em sua apresentação, Daniel Balaban falou sobre o trabalho emergencial do WFP na distribuição de alimentos em mais de 80 países e sobre o prêmio Nobel. “O mais importante é que o prêmio coloca luz sobre temas difíceis, sobre os quais muita gente não gosta de falar, que são miséria, desequilíbrios sociais e a fome”, lembrou Daniel Balaban. “Combater a fome é responsabilidade nossa enquanto seres humanos. Enquanto estivermos neste planeta juntos, todos temos responsabilidade”, disse.
Daniel Balaban também abordou os efeitos da pandemia da Covid-19 e a exacerbação do problema da fome, que já vinha se agravando. “Nos últimos cinco anos, voltou a aumentar o número de pessoas em situação de fome e também a desigualdade social, que precisa ser resolvida”, disse. O Diretor também falou da atuação do Centro de Excelência do WFP no Brasil em projetos de cooperação, levando boas práticas na área de alimentação escolar, nutrição e agricultura familiar do Brasil para outros países do mundo.
Também participaram da transmissão Andreia Dutra, Presidente da Sodexo e do Instituto Stop Hunger Brasil; Fernando Cosenza, Vice-Presidente de Marketing da Sodexo, diretor regional do Stop Hunger e Vice-Presidente do Instituto Stop Hunger Brasil; e Hyran Godinho, CEO da Pronep Life Care e Vice-Presidente do Instituto Stop Hunger Brasil. A mediação ficou por conta de Letticia Munniz.
Parceria global Sodexo e WFP
A Sodexo, fundada em 1966, está presente em 67 países e atende 100 milhões de consumidores todos os dias. A empresa é parceira global do WFP no apoio de programas de alimentação escolar, mecanismos de distribuição de auxílio financeiro e treinamento. Sodexo é também a fundadora do Stop Hunger, uma rede global de organizações sem fins lucrativos que apoiou o WFP na criação de um sistema seguro de distribuição de alimentos por meio de tickets de papel em 2014.