Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras
O Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief sobre como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluir a educação alimentar e nutricional do currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.
A educação alimentar e nutricional em escolas públicas brasileiras é parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa pretende contribuir para o desenvolvimento a aprendizagem e o desempenho das crianças, e promover hábitos alimentares saudáveis é parte disso. A educação alimentar a nutricional é parte do currículo básico que define os conhecimentos essenciais comuns e progressivos e as habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo dos anos na escola. Também é parte de sua experiência diária com a comida, graças ao envolvimento de nutricionistas no desenho dos cardápios escolares e de sua colaboração com as merendeiras.
O PNAE também incentiva o envolvimento da comunidade escolar mais ampla – que inclui professores, funcionários e estudantes – nos esforços de educação nutricional e conscientização. Os estudantes do ensino fundamental são o público-alvo, já que o governo brasileiro considera que essa é uma fase prioritária para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Quando os estudantes estudam biologia, geografia e química, também aprendem sobre segurança alimentar e nutrição. Os livros didáticos usados em sala de aula refletem o aspecto transversal da educação alimentar e nutricional.
Para alcançar esse nível de envolvimento intersetorial, os gestores públicos construíram uma sólida base de políticas públicas, descritas no policy brief. O documento também mostra como a implementação dessa estratégia pode ampliar o impacto do PNAE nos hábitos alimentares de estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar, para além da simples oferta de comida.
Clique aqui para fazer o download da publicação
Clique aqui para fazer o download da publicação em inglês