
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) celebrou, neste 31 de março de 2025, seus 70 anos. O PNAE desempenha um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional de milhões de estudantes em todo o país. Criado em 1955, o programa tem como objetivo garantir o direito à alimentação saudável para alunos da educação básica.
Com uma rede de atendimento que alcança mais de 40 milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos, o programa oferece refeições balanceadas nas escolas públicas, contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, o PNAE se destaca pelo apoio à agricultura familiar, com a compra de alimentos diretamente de pequenos produtores, o que fortalece a economia local e promove práticas agrícolas sustentáveis.
Modelo
O Programa é considerado modelo, compartilhado pelo Brasil por meio de ações de cooperação Sul-Sul. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, que promove políticas de combate à fome por meio da cooperação técnica, organiza visitas de estudo para que delegações de países do Sul Global troquem informações sobre alimentação escolar e conheçam o modelo do PNAE.
“O PNAE é uma política pública que garante a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes e também de jovens e adultos no Brasil. É um modelo a ser disseminado, pois o direito à alimentação saudável e adequada é um pilar fundamental para o desenvolvimento integral de cada estudante”, afirma Sineide Santos, nutricionista de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Merendeiras
Sineide também é a responsável pela coordenação do Reality Show Vida de Merendeira em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O reality é uma iniciativa que destaca o trabalho dessas mulheres e homens que, com criatividade e empenho, preparam diariamente cardápios com alimentação saudável a milhares de estudantes.
“As merendeiras desempenham um papel fundamental no sucesso do PNAE. São elas, juntamente com as nutricionistas, as responsáveis por garantir que os alunos recebam refeições nutritivas e de qualidade”, diz.
Sineide destaca que essas profissionais, muitas vezes invisíveis no cotidiano escolar, devem ter suas habilidades e dedicação valorizadas. “O programa existe com esse objetivo. Ele mostra as histórias e os desafios diários das merendeiras, e ressalta a importância do trabalho que vai além da simples preparação de alimentos, valorizando o papel dessas profissionais no preparo de uma alimentação escolar de qualidade que respeita as características culturais de cada região.”
A nova edição do Reality Vida de Merendeira está prevista para o segundo semestre de 2025.