Entre os dias 25 e 28 de março, uma delegação composta pela equipe técnica do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, pela Universidade Federal de Campina Grande e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realizou uma missão técnica à Tanzânia para participar da cerimônia de encerramento do projeto Além do Algodão no país. A missão também realizou atividades técnicas de apoio junto a agricultores e agricultoras participantes do projeto, além de captar imagens e realizar entrevistas com os envolvidos no projeto para a realização de um documentário que mostrará resultados do projeto nos três países participantes: Tanzânia, Benim e Moçambique.
No primeiro momento da missão, agricultores participantes do projeto Além do Algodão nos distritos de Misungwi, Magu e Kwimba participaram de treinamentos sobre tratamento de água, construção e instalação de filtro artesanal, fabricação de sabão artesanal, além de oficinas culinárias, rodas de conversa de comensalidade e análise semiológica em nutrição de crianças e adultos. No âmbito da agricultura, a missão buscou realizar treinamentos para construção de barragens subterrâneas, monitoramento e amostragem de pragas em campo e produção e aplicação de inseticidas naturais.
Paralelamente aos treinamentos, a equipe de comunicação da ABC realizou captura de imagens e entrevistas com os agricultores e instituições brasileiras e tanzanianas envolvidas. As imagens buscaram demonstrar os resultados alcançados e documentar como os participantes do projeto tiveram suas vidas impactadas pelas ações do projeto, que ensinou os agricultores a construir, por exemplo, cisternas de placas de 16 mil litros para captação da água da chuva, fogões ecológicos, canteiros econômicos, sementadeiras, motocultivadores, hortas escolares, tear artesanal, além de oficinas de aproveitamento integral de alimentos, cuidados com a água, boas práticas agrícolas, dentre outras atividades desenvolvidas.
A missão finalizou no dia 28 de março, com um evento de encerramento do projeto na Vila Nguge no distrito de Misungwi, em Mwanza. O evento contou com a participação do lado brasileiro da UFCG, da ABC, da embaixada no Brasil na Tanzânia e do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. Do lado tanzaniano, estavam presentes o Ministério de Agricultura da Tanzânia, o Instituto de Pesquisa Agrícola da Tanzânia (TARI), o Conselho de Algodão da Tanzânia (TCB), o Programa Mundial de Alimentos na Tanzânia e os agricultores e agricultoras que participaram do projeto. O projeto continua no Benin e em Moçambique.
Saiba mais sobre os resultados obtidos no projeto Além do Algodão na Tanzânia.