
Dia 3 de janeiro será exibido o Episódio 3 do reality show Escola de Sabores na TV Band, uma produção que coloca em destaque merendeiras, merendeiros, nutricionistas e gestores da alimentação escolar de comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ribeirinhas.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. O programa vai ao ar aos sábados, às 12h, na Band; às 21h, no canal Sabor & Arte; e tem reexibição aos domingos, às 20h, no Terraviva.
No Episódio 2, os participantes da equipe quilombola enfrentaram a primeira prova, que resultou na eliminação de três das cinco representantes: Maria de Lourdes Sena, Ducivânia Ribeiro e Juscilene Alves dos Santos deixaram a disputa, mas celebraram a oportunidade de mostrar sua cultura e a força feminina das comunidades quilombolas.
O vencedor da prova foi prato Segredos da Terra, um escondidinho de abóbora com carne de panela e saladinha, feito por Ana Paula Gonçãlves, da Comunidade Quilombola de Minaçu (GO). O outro vencedor foi o prato da Tamires Mendes Alves, da Comunidade Quilombola de São Lourenço do Sul (RS), que apresentou o quibebe com abóbora cabutiá, receita da avó dela. [Leia também os depoimentos de Ana Paula e Tamires publicados neste site]
O propósito do reality vai além das provas culinárias. Escola de Sabores valoriza os profissionais que preparam a merenda escolar, reforçando a conexão entre alimentação, inclusão, saúde e educação dos estudantes. Além disso, o programa destaca a cultura alimentar das comunidades tradicionais, permitindo que ingredientes e saberes ancestrais, como mandioca, abóbora, pequi e castanhas, ganhem visibilidade nacional.
Escola de Sabores
Exibição:
Band: aos sábados, às 12h
Canal Sabor & Arte: aos sábados, às 21h
Canal Terraviva: aos domingos, às 20h
Produção: Newco Pay TV
Parceria: Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, FNDE e ABC
Episódios anteriores podem ser vistos no YouTube:
https://www.youtube.com/@wfpbrasil




