Os impactos sócio-econômicos da COVID-19 ameaçam causar retrocessos nos ganhos globais de desenvolvimento das últimas décadas. Muitos dos avanços possibilitados pela Cooperação Sul-Sul e Triangular (SSTC, na sigla em inglês) agora se encontram em risco. Uma rápida adaptação e implementação de novas metodologias são ainda mais importantes nesse contexto.
A assistência remota tem o poder de utilizar a informação digital e reduzir custos, apoiando novas formas de superar as limitações físicas causadas pela pandemia e de criar um ambiente estável e econômico para o planejamento pós-crise. Regiões como a África Ocidental e Central e o sul e sudeste da Ásia, onde o WFP Centro de Excelência Brasil atua como um ponto de diálogo político e um centro de intercâmbio de conhecimento sobre alimentação escolar e agricultura familiar, estão enfrentando graves ameaças ao desenvolvimento de seus programas.
A África Ocidental e Central, onde o WFP Centro de Excelência mantém uma parceria importante com o Escritório Regional do WFP em Dakar com e vários escritórios de país do WFP, são exemplos disso. Essas regiões têm muitos países de baixa renda que avançaram nos objetivos mais amplos de alimentação escolar, saindo de um contexto de subdesenvolvimento para um status emergente nos últimos dez anos, com alguns países em total controle do gerenciamento dos próprios programas após transferência do WFP. No entanto, os esforços combinados dos governos e do WFP cobriram apenas uma fração dos 60 milhões de crianças em idade escolar primária da região. Isso mostra quão grande é o potencial da região e, ao mesmo tempo, a dimensão do desafio que se aproxima.
Adaptação aos novos desafios
Durante os últimos meses, a equipe do WFP Centro de Excelência – bem como outras equipes das Nações Unidas em todo o mundo – se adaptou às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 enquanto toda atuação de campo que não seja emergencial permanece suspensa. Isso poderia ter resultado em enormes retrocessos e perdas políticas para o desenvolvimento feito até agora. Porém, o WFP Centro de Excelência já havia começado a adotar transformações digitais e metodologias de assistência remota para apoiar países há três anos. Com as novas restrições de viagem, a equipe expandiu essas ferramentas para poder dar continuidade remotamente ao que já havia sido iniciado presencialmente.
Para promover a sustentabilidade da cooperação Sul-Sul e Triangular no apoio à ampliação dos programas nacionais de alimentação escolar, o WFP Centro de Excelência vem testando um novo modelo de assistência remota com o Nepal e Gâmbia. A colaboração com o escritório do WFP no Nepal começou em 2017 com o desenvolvimento de avaliações, planejamento e quadros técnicos necessários para ampliar o programa-piloto nacional de alimentação escolar.
Com a Gâmbia, o trabalho conjunto começou em 2019, incluindo a ligação do programa de alimentação escolar do país com o setor agrícola nacional e a solicitação de fundos internacionais para financiar a produção de alimentos e o acesso ao mercado para os pequenos agricultores. Experiências de ambos os países ajudaram a transformar a assistência remota fornecida pelo WFP Centro de Excelênica em um pacote de assistência mais amplo chamado Intercâmbios Virtuais.
A metodologia dos Intercâmbios Virtuais: apoio à Gâmbia
A plataforma de Intercâmbios Virtuais está sendo ampliada para oferecer mais recursos e ferramentas aos países que embarcam em sua jornada de alimentação escolar.
Os Intercâmbios Virtuais oferecem assistência remota à concepção, implementação e entrega de programas de alimentação escolar de alta qualidade e facilitam operações de campo conforme os planos estratégicos do país. Essa metodologia consiste em assistência remota baseada em dados e informações, respaldados pela atuação e experiência do WFP Centro de Excelência como um hub de conhecimento. Essa abordagem define necessidades e desenha pacotes para apoio técnico remoto e entrega de resultados. O intercâmbio poderá envolver compartilhamento de conhecimentos através de publicações; convites para conferências; revisões de documentos relevantes; webinars específicos a cada país; vídeos e treinamentos de fortalecimento de capacidades; participação à distância em missões, eventos, workshops e seminários; e eventos presenciais, se houver procura específica e fundos disponíveis.
Entre 2019 e o início de 2020, o WFP Centro de Excelência apoiou a participação do escritório de país do WFP na Gâmbia em alguns Intercâmbios Virtuais. Ambos escritórios do WFP e o governo da Gâmbia apoiaram o Grupo de Trabalho Multissetorial de Alimentação Escolar Local, que busca aumentar a conexão entre o setor agrícola e os modelos de programas de alimentação escolar existentes no país. Com uma combinação de assistência presencial e remota, o WFP Centro de Excelência e o escritório de país do WFP também economizaram milhares de dólares em despesas de consultoria e viagens. No início de 2020, essa ação conjunta concedeu US$ 16 milhões para financiar o fortalecimento de capacidades e desenvolver a agricultura familiar através de Cooperação Sul-Sul e com consciência de gênero. No caso da Gâmbia, a viagem aérea ainda é necessária; porém, já houve uma redução significativa na movimentação física, dada a escala do projeto.
Apoio ao Escritório Regional do WFP em Dakar
Mais recentemente, uma das iniciativas de Cooperação Sul-Sul e Triangular presencial diretamente afetada por novas restrições é o apoio prestado ao Escritório Regional de Dakar no desenvolvimento de planos regionais e estratégias para programas nas escolas. “De modo geral, o escritório está cumprindo muito bem sua função principal de assistência técnica, supervisão e orientação estratégica/política aos escritórios de países da região. Um exemplo é o envolvimento com o WFP Centro de Excelência Brasil: dois funcionários deveriam viajar em missão para ajudar o escritório regional a oferecer apoio estratégico. No entanto, a missão foi cancelada de última hora devido às restrições de viagens pela COVID-19 “, disse Abdi Farah, assessor regional de alimentação escolar do Escritório Regional de Dakar.
Especialistas do Centro de Excelência reuniram-se em 2019 para uma missão de avaliação em Banjul, Gâmbia. Da esquerda para a direita: Igor Carneiro (WFP Centro de Excelência Brasil), Abdi Farah (Escritório Regional em Dakar – RBD) e Bruno Magalhães (WFP Centro de Excelência Brasil) em visita a uma escola piloto que faz parte do programa de alimentação escolar na região.
O apoio prestado ao escritório do WFP em Dakar faz parte do desenvolvimento e implementação da Estratégia Global de Alimentação Escolar do Programa Mundial de Alimentos 2020-2030, dividido em duas fases. A primeira fase, entre março e agosto de 2020, incluiu o desenvolvimento de uma nota conceitual para o planejamento da implementação regional da Estratégia Global de Alimentação Escolar. Para esse estágio, estavam inicialmente previstas várias atividades regionais no Senegal, incluindo um seminário de coleta de dados com a presença de parceiros. A segunda fase, que decorrerá de agosto a dezembro de 2020, consiste no desenho de um processo participativo para a Estratégia de Alimentação Escolar e notas complementares de países e parcerias.
Indonésia
O exemplo mais recente de Cooperação Sul-Sul virtual no contexto da pandemia COVID-19 vem da Indonésia. O escritório do WFP no país e o Centro de Excelência estavam trabalhando há vários meses no desenvolvimento de uma estrutura de alimentação escolar no país quando a pandemia começou. Desde então, o escritório de país manteve contato regular com o Brasil para dar continuidade ao programa. A partir de junho de 2020, após dois meses de bloqueio parcial, a Indonésia começou a implementar uma nova estratégia para o planejamento de programas escolares e a reabertura de escolas. Para esse processo, convidaram o WFP Centro de Excelência a apoiá-los através da Cooperação Sul-Sul. Com o auxílio de um fundo da sede do WFP voltado a ações de enfrentamento à COVID-19, os Intercâmbios Virtuais iniciaram e podem culminar em reuniões presenciais quando a situação assim permitir.
Para mais informações sobre os casos e sobre os Intercâmbios Virtuais, entre em contato com [email protected]
Se você é de uma equipe de país e gostaria de entender como podemos oferecer apoio, por favor preencha nosso formulário de contato aqui.