Na última quinta-feira (27), chegou ao fim o reality show Vida de Merendeira que desafiou merendeiras de todas as regiões do país em uma competição culinária repleta de etapas e desafios. O programa teve como objetivo testar os conhecimentos das competidoras sobre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de homenagear as profissionais que são fundamentais no dia a dia das crianças em idade escolar.
Após 8 episódios, a merendeira Josefa Graciene, do Estado de Alagoas, região Nordeste, foi a grande campeã ao conquistar o desafio final: criar um prato utilizando diversos produtos da agricultura familiar, evitando desperdícios. “Foi muito gratificante conhecer cada uma (das competidoras), cada história, sempre trocando experiências” constatou Josefa Graciene sobre a sua participação no programa. Quanto à atuação na escola, Graciene acrescentou: “É um prazer fazer parte dessa missão, garantindo a alimentação das crianças a partir do PNAE. Ser merendeira vai além dos alimentos, é sobre alimentar o futuro do nosso país.”
Podcast Vida de Merendeira
Como parte da iniciativa que visa reconhecer a relevância das merendeiras na promoção de uma alimentação balanceada e saudável no ambiente escolar, vai ao ar semanalmente o Podcast Vida de Merendeira, realizado com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. O podcast destaca a riqueza da diversidade cultural e regional do nosso país, valorizando a importância da intersetorialidade no âmbito da alimentação escolar.
O sétimo e penúltimo episódio, exibido na quinta-feira (04), contou com a participação do Diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban. Abordando o tema “O Brasil como exemplo global na alimentação escolar”, Daniel destacou a dimensão do programa de alimentação escolar no Brasil. “O Brasil é um dos países do mundo que tem um dos maiores e melhores programas de alimentação escolar. Mais de 40 milhões de estudantes, desde as creches até o final do ensino médio tem o direito de receber, sem precisar pagar, por uma refeição equilibrada, organizada por nutricionistas e comprada da agricultura familiar, o que faz com que o Brasil seja um dos poucos países no mundo no qual o programa de alimentação escolar seja um programa abrangente”, afirmou.
Todos os episódios do Reality Show Vida de Merendeira podem ser acessados no YouTube do Centro de Excelência. O podcast pode ser acompanhado no Youtube e Spotify da BandNews TV.