Um webinar em celebração ao Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul apresentou soluções digitais para o fortalecimento da Cooperação Trilateral no contexto da pandemia da Covid-19. O evento, que ocorreu na quarta-feira 30 de setembro, reuniu pela primeira vez a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na organização de um evento em comemoração à data.
A abertura ficou a cargo do embaixador Ruy Pereira, Diretor da ABC. Ele destacou a relevância do trabalho conjunto entre as agências e outras entidades do governo e da sociedade civil em projetos de cooperação e alertou para a importância do tema no contexto da Covid-19. Em seguida, os representantes das agências participantes fizeram uma breve apresentação sobre como suas organizações já estão adotando soluções digitais para impulsionar a cooperação.
Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra Fome do WFP, destacou que a Cooperação Sul-Sul é o cerne do trabalho do Centro e que, ao longo dos 9 anos de existência, vários resultados práticos do trabalho conjunto com outros países foram registrados. “Hoje podemos dizer que 18 países criaram arcabouços legais para a alimentação escolar e mais de 4 milhões de estudantes foram beneficiados como resultado do nosso trabalho”, disse. Como exemplo, ele citou Bangladesh, que aprovou sua política nacional de alimentação escolar depois que uma comitiva do país fez visita técnica ao Brasil. Quênia, Benin, Moçambique e Burundi também foram outros exemplos citados.
O diretor também apresentou a metodologia de Intercâmbios Virtuais, desenvolvida pelo Centro em 2019, antes mesmo da pandemia. A metodologia oferece apoio remoto, incluindo cursos e assistência técnica personalizada aos países cooperantes, além de uma visita de estudos remota. “Os benefícios do apoio remoto são imensos. Ganhamos muita velocidade e disponibilidade também. Conseguimos combinar economia de recursos, eficiência e a troca de conhecimento”, explicou.
O evento também contou com uma apresentação de Sérgio Schneider, Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos da Alimentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com a participações de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Ciência, Tecnologia e Informações (MCTI) e da Cidadania.
A gravação do webinar está disponível aqui.