Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato


Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Menu
  • Home
  • Sobre o WFP
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Parcerias
    • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Projetos
    • Além do Algodão
    • Visita de Estudo
    • Nutrir o Futuro
    • Sementes para o Amanhã
  • Biblioteca
  • Contato
Doe Agora
  • Português do Brasil (pb)Português do Brasil
  • English (en)English
  • 30/07/2026
  • 14:55

Webinário discute adaptação climática e inovação na agricultura familiar

©WFP/Ana Mato Hombre

O Projeto Além do Algodão promoveu no dia 29 de julho um webinário para discutir estratégias de adaptação e inovação frente às mudanças climáticas em contextos agrícolas. O evento reuniu representantes de governos e especialistas de Moçambique, do Brasil e de outros países interessados no tema.

O Projeto Além do Algodão é uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral do Brasil com  três países africanos que são grandes produtores de algodão: Benim, Moçambique e Tanzânia. O projeto teve início em 2017, coordenado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e com apoio das universidades federais de Lavras, Campina Grande, e do Oeste da Bahia, além da participação dos escritórios do Programa Mundial de Alimentos nos três países.

Abertura

A abertura do evento contou com a participação da analista de projetos da ABC, Paola Barbieri, do diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, e do diretor técnico do IBA, Adilson Ferreira dos Santos.

Paola Barbieri destacou a importância do trabalho em cooperação, que neste projeto contou com o envolvimento de instituições vinculadas ao Ministério da Agricultura dos três países. “O objetivo foi de apoiar o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional dos agricultores e promover a melhoria da produção do algodão e de culturas consorciadas”, afirmou.

Em sua fala, Balaban ressaltou o envolvimento das universidades no compartilhamento das tecnologias sociais brasileiras como soluções aos desafios climático. “Ao promover este intercâmbio de conhecimentos, fortalecemos a capacidade das comunidades rurais de se adaptarem às mudanças climáticas e ampliarem suas oportunidades de geração de renda e segurança alimentar”, afirmou Balaban.

Adilson Ferreira dos Santos afirmou que onde há cultura de algodão, existe grande potencial de desenvolvimento local. “Este projeto também mostrou como o trabalho com parcerias e cooperação contribiu para o diálogo e as trocas, que servem de alavanca à participação dos produtores de algodão no comércio internacional.”

Painel

A programação técnica teve início com a apresentação do professor Nascimento Nhantubo, do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), de Moçambique, que abordou os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura familiar, com foco nos recursos hídricos e as soluções possíveis para as regiões áridas.

“O Projeto propiciou a troca de experiências e a capacitação de agricultores para terem acesso à informação climática. Cisternas e barragens subterrâneas permitem reservar a água a partir da precipitação. Com práticas de uso e conservação da água, é possível criar sistemas de irrigação para os quintais produtivos”, afirmou o professor Nascimento.

Ele destacou que o Projeto Além do Algodâo permitiu aos agricultores melhorar o cultivo e a produção do algodão e ao mesmo tempo abrir espaço para cultura de alimentos de forma consorciada, como milho, soja, gergelim, feijão e amendoim, alcançando metas de segurança alimentar e de geração de renda dos agricultores familiares.

Em seguida, a coordenadora geral de acesso à àgua do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Yara Farias, apresentou as tecnologias sociais de captação da água das chuvas, com destaque para as cisternas, iniciativa da sociedade civil iniciada há 20 anos, em resposta à escassez de água.

“Trata-se de uma tecnologia social de fácil construção, rápida e de baixo custo que atende famílias que estão dispersas no território, o que dificulta a chegada da rede tradicional de saneamento.”

O webinário integrou a programação de intercâmbios técnicos do Projeto Além do Algodão. O segundo webinário da série 2026 será realizado no dia 26 de agosto, e discutirá o financiamento para promoção de sistemas alimentares sustentáveis.


CONTATO
[email protected]
+55 61 2193 8500

 

TRABALHE CONOSCO
Veja as vagas disponíveis

Facebook-f Instagram Twitter Youtube Linkedin
Assine nossa newsletter

About This Sidebar

You can quickly hide this sidebar by removing widgets from the Hidden Sidebar Settings.

Posts recentes

Brasil apresenta ferramentas de controle PNAE em Fórum da África do Sul19/08/2026
Seguem abertas as inscrições para seminário sobre sistemas alimentares e clima19/08/2026
Construção de cisternas em escolas é destaque em webinar internacional12/08/2026

Categorias

  • Além do Algodão
  • Apoio Remoto
  • Biblioteca Virtual
  • Eventos
  • Geral
  • Geral
  • Intercâmbios Virtuais
  • Notícias
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Parcerias
  • Policy Brief
  • School Feeding
  • Sem categoria
  • Sementes para o Amanhã
  • Uncategorized

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org