O Programa Mundial das Nações Unidas (WFP) anunciou no dia 8 de novembro sua adesão à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como membro fundador.
A Aliança Global é uma iniciativa da Presidência Brasileira do G20, e tem como objetivo alinhar melhor o apoio nacional e internacional para ajudar os países a construir e implementar programas e instrumentos políticos que reduzam a fome e a pobreza. Com isso, contribui para acelerar as ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 – Erradicação da Pobreza – e 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
O WFP foi convidado pela Presidência brasileira do G20 para participar na Força Tarefa do G20 que criou os documentos fundadores da Aliança Global. O Programa Mundial de Alimentos da ONU também trabalhou em estreita colaboração com a Presidência Brasileira do G20 e outras Organizações Internacionais para estabelecer a Cesta de Políticas que está no coração da Aliança Global.
“O WFP orgulha-se de ser um membro fundador da Aliança Global e aplaude a Presidência Brasileira do G20 por destacar globalmente as questões da pobreza, fome e desnutrição, que estão profundamente ligadas. Trabalharemos em estreita colaboração com os governos parceiros para conceber e implementar programas que combatam a fome e reforcem a segurança alimentar a longo prazo, com um forte enfoque nas refeições escolares, nutrição, proteção social e resiliência”, disse a Diretora Executiva do WFP, Cindy McCain.
Para o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a Aliança é um mecanismo prático que dará o impulso necessário para mobilizar os fundos e iniciativas existentes. Ela irá organizá-los melhor em torno de dois princípios: o foco nos mais vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais.
“Só através de parcerias e cooperação conseguiremos erradicar a fome e a pobreza no planeta. Estamos honrados em ter o Programa Mundial de Alimentos, parceiro de longa data do Brasil, se juntando à Aliança Global. Como membro fundador, o WFP desempenhará um papel fundamental no sucesso desta iniciativa e avançará ainda mais nos esforços coletivos em direção aos ODS 1 e 2”, disse Wellington Dias.
O WFP também está trabalhando em estreita colaboração com a Presidência Brasileira do G20 em um Hub Digital para que a Aliança Global possa colocar em prática de forma eficiente os pedidos de apoio dos governos para a implementação de políticas e programas destinados a reduzir a fome e a pobreza.
“O Digital Hub da Aliança Global é um esforço inovador para ajudar a reverter as tendências negativas em torno dos ODS 1 e 2 nos últimos anos. Com ele, esperamos acelerar a ação para alcançar a Agenda 2030”, disse Stanlake Samkange, Diretor de Parcerias Multilaterais e de Programas do WFP no país.
“O WFP está feliz em poder oferecer os seus conhecimentos tecnológicos para promover a transparência, a eficácia e a eficiência da Aliança Global e ajudar as partes interessadas a alinhar os pedidos de apoio do governo com os parceiros financeiros e de conhecimento relevantes.”
Palestra sobre Aliança Global
Na véspera do anúncio do WFP como membro fundador da Aliança Global, o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, Daniel Balaban, fez uma palestra sobre esse tema, a convite de professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), para 143 alunos das suas unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“O Brasil é um país imenso, está entre as 10 maiores economias do mundo e temos algo precioso que é o soft power, o ambiente propício para a negociação. Além disso, o Brasil tem história nos temas de combate à fome e mudança climática”, afirmou.
Alguns exemplos são o Rio ECO 92, em que o país assumiu posição de liderança, por ser o palco que lançou as discussões que resultaram nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E em 2012, no Rio +20, onde 193 países participantes iniciaram as discussões para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Agora, com o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, resultado de um trabalho que se iniciou em dezembro de 2023 e que será anunciado no encontro de líderes do G20, este é mais um legado que o Brasil deixa ao mundo, com objetivos e ações concretas”, ressaltou.
Durante sua apresentação, os alunos puderam ter um panorama sobre questões fundamentais, como as principais causas da fome, a questão da desigualdade crescente no mundo, a importância das instâncias de negociação internacional e como o Brasil vem sendo protagonista nessa área.