BRASÍLIA – O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o WFP, anunciou hoje uma parceria inédita com o Fome de Tudo para apoiar a alimentação escolar na América Latina e no Caribe, desenvolvendo atividades em estreita colaboração com o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
O Fome de Tudo nasceu como um movimento nacional que apresenta soluções para combater a fome e o desperdício de alimentos. É uma organização não governamental sem fins lucrativos que endossa iniciativas e projetos sociais que promovam o engajamento cívico da sociedade em causas de interesse comum, como o desperdício de alimentos e a fome. Para isso, conta com uma rede de especialistas em alimentos, tecnologia, políticas públicas, meio ambiente, sustentabilidade, economia, varejo e empreendedorismo social.
À medida que a crise alimentar global está empurrando mais crianças para a insegurança alimentar, os programas de alimentação escolar continuam sendo redes de segurança inestimáveis para os mais vulneráveis, garantindo que as crianças sejam bem alimentadas e permaneçam na escola. O WFP é o maior fornecedor de refeições escolares do mundo. Dados do WFP mostram que, para cada US$ 1 investido em refeições escolares, há um retorno de US$ 9 para os países, e o Fome de Tudo deseja contribuir com esses importantes programas e apoiar o trabalho do WFP no Brasil.
“Esta nova parceria é um sinal de nosso compromisso conjunto de ajudar programas escolares na América Latina e no Caribe, prestando apoio aos países em seus esforços para acabar com a fome e a má nutrição”, disse Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência do WFP. “O Fome de Tudo traz sua experiência de alto nível na promoção de trabalhos sociais e filantrópicos e experiência de longo prazo na arrecadação de fundos e promoção de causas sociais relacionadas à fome, agricultura familiar e desperdício de alimentos”, acrescentou.
Somente na América Latina e no Caribe, 80,3 milhões de crianças foram beneficiadas com refeições escolares em 2022, incluindo café da manhã, lanche ou almoço. A maioria dessas crianças vive na América do Sul (63,2 milhões), seguida pela América Central (13,3 milhões) e Caribe (3,8 milhões). Os programas de alimentação escolar oferecem várias oportunidades para aumentar a participação de mulheres agricultoras, bem como de jovens e produtores indígenas nas cadeias de valor das escolas.
“O Fome de Tudo acredita na educação, na economia circular e no empreendedorismo social como ferramentas para uma mudança sustentável em direção a um novo modelo de estrutura social. O Fome de Tudo está totalmente alinhado com o mandato do WFP de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e deseja contribuir com o WFP para alcançar esse objetivo ousado e importante”, disse Úrsula Corona, CEO do Fome de Tudo.
###
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o WFP, é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em emergências e usa a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.
O Centro de Excelência Contra a Fome do WFP no Brasil apoia os países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome e atua como um centro global para o diálogo de políticas e aprendizado sobre alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram/X: @wfpbrasil
Para mais informações do WFP, entre em contato:
Ericka Galindo, WFP/ Brasília, Mob. + 55 61 99260-9835, [email protected]
María Gallar, WFP/ Panamá, Mob. +507 6671-5355, [email protected]