O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, o Movimento Fome de Tudo e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) farão uma colaboração para incentivo à inclusão econômica no combate à insegurança alimentar.
As ações devem contemplar repasse de tecnologia para evitar o desperdício de alimentos. Para o Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil, Daniel Balaban, para que o país e o planeta fiquem livres da insegurança alimentar e nutricional é imprescindível atacarmos o desperdício de alimentos. “Essa tecnologia desenvolvida pelo Fome de Tudo vem para ligar quem tem em excesso com quem precisa, exatamente o que o Plano Brasil sem Fome busca concretizar. Trabalhando juntos, em breve comemoraremos o Brasil e o mundo livres da fome”, afirmou Daniel após encontro que reuniu o Ministro Welington Dias e sua equipe, e a fundadora do Movimento Fome de Tudo, Úrsula Corona.
A tecnologia desenvolvida pelo Fome de Tudo tem como foco zerar o desperdício, contribuindo com a reestrutura da cadeia alimentar. “Trabalhamos de forma estruturada envolvendo toda a indústria alimentar além de pequenos produtores, apoiando a agricultura familiar, cooperativas, bancos de alimentos, cozinhas solidárias, entre outros atores da cadeia alimentar, fazendo a governança de todo o processo para quem precisa receber esses alimentos”, detalhou Úrsula Corona.
O Ministro do MDS Wellington Dias ressaltou que a iniciativa vai ao encontro das políticas sociais coordenadas pelo Governo Federal para enfrentar a pobreza e a fome, por meio da inclusão socioeconômica e autonomia do público que necessita dos programas sociais. “Essa inclusão nós fazemos por meio da capacitação técnica direcionada, principalmente, às áreas em que existe demanda de mão-de-obra. Podemos trabalhar juntos”, afirmou o ministro.