O Centro de Excelência contra a Fome do WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil e o Instituto Stop Hunger Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pela Sodexo, formalizaram parceria para promover ações de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional no país. O Memorando de Entendimento assinado pelas duas organizações prevê a realização de campanhas de conscientização e doação emergencial de alimentos, além de outras ações para fortalecer a produção sustentável, a soberania alimentar e a promoção da segurança alimentar e nutricional.
O WFP e a Sodexo já são parceiros globais desde 2014, por meio do Stop Hunger, com ações conjuntas na distribuição de vouchers para compra de alimentos, serviços de logística e na área de nutrição. A parceria no Brasil irá contribuir para o mapeamento de melhores práticas e para a promoção a apoio de projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 2 (erradicar a fome e promover a agricultura sustentável) e ODS 17 (construção de parcerias).
“Para nós, é muito importante podermos contar com parceiros como a Sodexo e o Stop Hunger para a construção de um mundo em que todas e todas possam ter acesso à alimentação adequada”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e Representante do WFP no Brasil.
Andreia Dutra, Presidente do Instituto Stop Hunger no Brasil, ressalta a importância de parcerias como essa para fortalecer a missão de combater a fome e a má nutrição no país. “Estamos muito felizes em unir forças com o WFP nesse propósito tão importante, ainda mais em tempos tão desafiadores como o que estamos vivendo, no qual muitas pessoas estão em situação de vulnerabilidade social e precisam de toda assistência. Nosso principal cuidado é para que as iniciativas apoiadas sejam planejadas desde a implementação para serem projetos perenes e autossustentáveis, e contar com o apoio de parceiros estratégicos como o WFP nos ajuda a potencializar, ainda mais, as ações em prol do combate à fome e à má nutrição”, destaca Andreia.
Sobre o WFP – O Programa Mundial de Alimentos (WFP), Prêmio Nobel da Paz de 2020, é a maior agência humanitária das Nações Unidas, salvamos vidas em emergências e, por meio da assistência alimentar e de projetos de segurança alimentar e nutricional, contribuímos para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, de desastres e do impacto das mudanças climáticas. O Centro de Excelência contra a Fome Brasil é fruto de uma parceria entre o WFP e o governo Brasileiro. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome a partir da utilização das experiências exitosas desenvolvidas no Brasil. O Centro de Excelência do WFP atua também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
SOBRE O STOP HUNGER
Atualmente, o Stop Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome e a má nutrição, sustentavelmente, com 25 anos de compromisso. No Brasil desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em 2015 constitui-se o Instituto Stop Hunger no país. Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que envolve os stakeholders da Sodexo, engajando colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores e membros da sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a nossa atuação na causa STOP Hunger no país e contribuir na melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas.
Saiba mais sobre o Instituto Stop Hunger em: http://br.stop-hunger.org ou https://br.sodexo.com
SOBRE A SODEXO
Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha, a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida, um fator essencial para o desempenho dos indivíduos e das organizações. Presente em 64 países, a Sodexo atende 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. Por meio de mais de 100 tipos de serviços, a Sodexo proporciona aos clientes uma oferta integrada desenvolvida em mais de 50 anos de experiência: serviços de alimentação, recepção, manutenção e limpeza, até gestão de equipamentos e instalações; desde cartões de benefício e programas que promovem o engajamento de colaboradores por meio de soluções que simplificam e melhoram sua gestão de despesas e mobilidade, até assistência residencial, creches e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e incentivar a participação de seus 420 mil colaboradores por todo o mundo.