Na quarta-feira, 01 de fevereiro, Sharon de Freitas, Chefe de Programas do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil visitou o Escritório Nacional do WFP em Manila, nas Filipinas, para discutir uma possível colaboração na alimentação escolar entre os dois escritórios do WFP. A missão foi uma oportunidade para a projeção de iniciativas conjuntas em 2023. A colaboração entre o Centro de Excelência, o escritório de país das Filipinas e o governo filipino começou em 2013, quando uma delegação do WFP e do governo das Filipinas veio ao Brasil para uma visita de estudos com o objetivo de entender os programas de proteção social do Brasil, incluindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Após a missão, o governo filipino anunciou a alocação de 23 milhões de dólares ao Departamento de Bem-Estar Social e Desenvolvimento (DSWD, em inglês) para ser usado em programas de desenvolvimento para combater a fome no país. Em 2014, o governo filipino lançou um projeto piloto intitulado “Parceria contra a fome e a pobreza” (PAHP), projetado em colaboração com o WFP, a FAO e o governo brasileiro. O projeto focalizou o desenvolvimento local baseado na segurança alimentar e nutricional para reduzir de forma sustentável a pobreza e a fome em comunidades rurais selecionadas através da convergência do trabalho de três departamentos: Departamento de Bem-Estar Social e Desenvolvimento, Departamento de Agricultura e Departamento de Reforma Agrária. O PAHP foi integrado como um programa central de convergência do governo e agora é chamado de PAHP Avançado ou ePAHP, com alocação financeira através do orçamento nacional.
Em 2015, uma visita técnica das Filipinas ao Brasil incluiu 10 representantes do governo, da sociedade civil e do escritório local do WFP. A visita teve como foco o aprofundamento do conhecimento sobre alimentação escolar, agricultura de pequenos agricultores e programas de combate à fome. Após esta missão, o governo filipino declarou que se inspirou na experiência brasileira em políticas sociais. Anos mais tarde, em 2019, o Centro de Excelência do WFP no Brasil forneceu apoio remoto para a construção de um documento sobre alimentação escolar.
No ano passado, o Centro de Excelência facilitou a doação de 100 mil dólares do governo brasileiro para as Filipinas. A contribuição humanitária foi implementada pelo WFP no país, e foi destinada a apoiar as necessidades mais urgentes das populações afetadas pelo tufão Odette/Rai, que atingiu o país em dezembro de 2021 e agravou o impacto da pandemia da COVID-19. A doação brasileira foi utilizada no segundo semestre de 2022 para fornecer serviços de apoio de telecomunicações ao governo local e aos agentes humanitários que trabalham em operações de busca, resgate e resposta de socorro emergencial ao tufão Odette/Rai.
Além disso, a conectividade à Internet foi estabelecida para apoiar o governo e o pessoal humanitário em 24 locais nas áreas afetadas, com uma média de 600 usuários diários durante o pico da resposta. Os usuários do very-small-aperture terminal (VSAT), uma estação terrestre de satélite bidirecional com antena parabólica menor que 3,8 metros, instalada em áreas controladas pelo governo na região de Caraga, incluíam funcionários de agências da ONU, organizações internacionais, organizações não governamentais e do governo filipino, bem como membros das comunidades afetadas.
No final da reunião, Sharon também jantou com a Diretora Nacional do WFP nas Filipinas, Brenda Barton, o Diretor Nacional Adjunto, Dipayan Bhattacharyya e o Embaixador brasileiro nas Filipinas, Antonio José Maria de Sousa e Silva.