No dia 18 de agosto, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) marcou presença no I Encontro de Sustentabilidade, um evento pioneiro organizado pelo Ministério das Comunicações em colaboração com a ANATEL, os Correios e a Telebrás. Durante o evento, especialistas se reuniram para explorar a sustentabilidade em diversas dimensões, com destaque para a sigla ESG, representando meio ambiente, social e governança.
Durante o painel “ESG como Proteção e Geração de Valor”, o diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban, destacou a essencial conexão entre inclusão social e sustentabilidade. Ele ressaltou a necessidade de enfrentar a desigualdade para alcançar um futuro sustentável, apontando a longa trajetória do Brasil como um dos países mais desiguais do mundo.
“Não existe sustentabilidade enquanto tivermos uma grande desigualdade. Nós temos que trabalhar a diminuição das desigualdades sociais “, declarou Balaban. Ele também enfatizou o papel do WFP e do Centro de Excelência na cooperação Sul-Sul, capacitando nações africanas a desenvolver políticas públicas que combatam a insegurança alimentar e a fome de forma duradoura. Nesse contexto, foi proposto que nações do hemisfério Norte estendam apoio aos países do Sul, que ainda mantêm valiosos ecossistemas naturais.
O ex-ministro da Educação e atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Henrique Paim, compartilhou reflexões sobre a ligação entre desigualdade e sustentabilidade no âmbito educacional. Ele ilustrou dois desafios cruciais gerados pela desigualdade na educação pública brasileira, evidenciando a importância da governança e gestão eficientes. “As políticas públicas que são desenhadas têm que ter uma preocupação fundamental com a sustentabilidade, tanto ambiental, quanto social”, afirmou Paim.
O painel também contou com as contribuições de Carlos Loureiro, diretor da Diligent Corporation, e Elisa Vieira Leonel, Secretária de Coordenação das Estatais. O diálogo completo pode ser assistido aqui.