Em um contexto em que a maioria dos recursos vem sendo direcionada para lidar com os impactos imediatos da pandemia COVID-19, garantir a continuidade do trabalho de desenvolvimento é um desafio importante. O WFP desempenha um papel central no fornecimento de apoio humanitário e de emergência para combater a fome em todo o mundo. Isso se tornou mais evidente com a disseminação do COVID-19 e seus impactos em países que enfrentam crises graves e prolongadas. No entanto, enquanto se garante apoio imediato a populações vulneráveis, também é fundamental que as operações não emergenciais permaneçam ativas. Programas de desenvolvimento com resultados de médio e longo prazo são fundamentais para os países se reconstruírem de forma melhor após a crise.
Nestes tempos difíceis, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP tem apoiado os países de três maneiras principais: (1) promovendo a troca de conhecimentos para adaptar os programas de alimentação escolar para que tenham maior capacidade de resposta enquanto durar a crise; (2) fornecendo assistência técnica remota para garantir a continuidade dos programas de alimentação escolar durante a após a crise da COVID-19; e (3) fomentando políticas públicas que melhorem a preparação de países para lidar com futuros choques sanitários e econômicos.
O cerne do trabalho do Centro de Excelência do WFP no Brasil é o fortalecimento de capacidades nacionais em alimentação escolar. Nas últimas seis décadas, o WFP tem trabalhado com mais de 100 países, distribuindo merenda escolar ou fornecendo assistência técnica para alimentação escolar. Em 2019, 17,3 milhões de crianças em idade escolar receberam refeições e lanches nutritivos entregues pelo WFP em 59 países. No entanto, o objetivo final do WFP é que os países e governos tenham capacidade suficiente para implementar e financiar esses programas por conta própria. Fortalecer capacidades nacionais significa fornecer apoio técnico para que governos tenham o pessoal, as instituições e o ambiente de que precisam para alcançar essa independência.
Quer saber mais sobre o trabalho do Centro de Excelência do WFP no fortalecimento de capacidades nacionais? Aqui estão alguns recursos para ajudá-lo com isso.
Vídeo: Como o Centro de Excelência do WFP no Brasil promove o fortalecimento de capacidades nacionais?
Webinar: Fortalecimento de capacidades nacionais na Gâmbia e no Lesoto
Em setembro de 2019, os Oficiais de Programas do Centro de Excelênciado WFP no Brasil Bruno Magalhães e Yasmin Wakimoto apresentaram um webinar intitulado “Promovendo iniciativas de fortalecimento de capacidades de países para implementar a agricultura familiar e programas de alimentação escolar com compras locais”. O Webinar fez parte de uma série de palestras intituladas “Vozes do Campo”, organizadas pela equipe de Fortalecimento de Capacidades da Sede do WFP em Roma. Os especialistas do Centro de Excelência apresentaram estratégias e desafios encontrados na construção de capacidades para implementar programas de desenvolvimento rural e alimentação escolar no Lesoto e na Gâmbia.
Na Gâmbia, o Centro de Excelência ajudou o governo a acessar US$ 16 milhões do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP) para implementar programas de desenvolvimento rural, integrados à alimentação escolar. No Lesoto, o Centro de Excelência está fornecendo apoio técnico para melhorar as instituições e a estrutura de gestão do programa nacional de alimentação escolar.
A gravação do webinar já está disponível online para colaboradores do WFP.
Virtual Exchanges
Se você não é do WFP e gostaria de saber mais sobre nosso trabalho na Gâmbia e no Lesoto, pode entrar em contato conosco através de nossa plataforma Virtual Exchanges ou acessar nossas publicações.