ROMA – Estamos profundamente preocupados com a evolução do conflito na Ucrânia e seu potencial impacto no acesso a alimentos para civis nas áreas afetadas e em nossas operações globalmente. Nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram atingidos por esta crise e ecoamos o apelo do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para um cessar-fogo imediato.
A equipe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) está no local, e estamos prontos para intensificar nossa presença conforme necessário, desde que o acesso seja concedido, e os recursos estejam disponíveis. Apelamos a todas as partes para garantir que as comunidades afetadas tenham acesso contínuo a qualquer apoio humanitário de que possam precisar e que a segurança dos trabalhadores humanitários no terreno seja garantida.
O conflito é um dos principais impulsionadores da fome e da insegurança alimentar no mundo. Agora temos 283 milhões de pessoas caminhando em direção à fome, com 45 milhões à beira da inanição. O mundo não pode deixar outro conflito aumentar ainda mais o número de pessoas famintas.
A bacia do Mar Negro é uma das áreas mais importantes do mundo para a produção agrícola e de grãos, e o impacto do conflito na segurança alimentar provavelmente será sentido para além da fronteira da Ucrânia, especialmente sobre os mais pobres. A interrupção do fluxo de grãos para fora da região do Mar Negro aumentará os preços e levará a um aumento da inflação de alimentos em um momento em que sua acessibilidade é uma preocupação em todo o mundo após os danos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.
O WFP operou no leste da Ucrânia de 2014 a 2018, apoiando mais de um milhão de pessoas por meio da distribuição de dinheiro, vale-alimentação ou alimentos comprados localmente, enquanto operava em áreas controladas ou não pelo governo. Continuamos comprometidos em apoiar todas as populações afetadas na Ucrânia e nos países vizinhos, se necessário.
# # #
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, salvando vidas em emergências e usando assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e o impacto das mudanças climáticas.
Siga-nos no Twitter @wfp_media @WFPBrasil
Para obter mais informações, entre em contato (endereço de e-mail: firstname.lastname@wfp.org):
George Fominyen, WFP/ Roma, Mob. +39 3499336721
Abeer Etefa, WFP/Cairo, Mob. +20 106 6634352
Tomson Phiri, WFP/ Genebra, Mob. +41 79 842 8057
Nina Valente, WFP/ Londres, Mob. +44 (0)796 8008 474
Martin Rentsch, WFP/Berlin, Mob +49 160 99 26 17 30
Shaza Moghraby, WFP/Nova York, Mob. + 1 929 289 9867
Steve Taravella, WFP/ Washington, Mob. +1 202 770 5993