O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrado todo dia 7 de abril, desde 1950. O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde que afetam a população global.
A alimentação adequada é essencial para a promoção da saúde e tem papel importante na prevenção e no tratamento de várias doenças. Além disso, é preciso cuidar daqueles que enfrentam algum grau de insegurança alimentar e nutricional, que está ligada a fatores como acesso a emprego e renda, fortalecimento das compras locais e da agricultura familiar, educação e saúde de qualidade e cuidado com o meio ambiente.
A alimentação escolar com oferta de refeições adequadas e saudáveis tem importante papel na promoção da saúde e, ao incluir a agricultura familiar local como fornecedora de alimentos, permite a inclusão de itens orgânicos, agroecológicos e saudáveis nos cardápios escolares. O Projeto Além do Algodão, executado pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil em parceria com o governo brasileiro, tem como objetivo apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas de países africanos a vincular subprodutos de algodão e culturas consorciadas, como milho, sorgo e feijão, a mercados seguros, incluindo programas de alimentação escolar. O objetivo é incrementar a produção, a renda local e a segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares.
Já o Projeto Nutrir o Futuro, também executado em parceria com o governo brasileiro, promove trocas de conhecimento entre os países parceiros, principalmente na atenção ao sobrepeso e obesidade infantil, para apoiar processos de fortalecimento das instituições públicas e dos setores de nutrição e saúde considerados fundamentais para a gestão das políticas públicas de alimentação e nutrição. A biblioteca do projeto é um repositório de publicações que podem orientar gestores na adoção de políticas efetivas de alimentação e nutrição. Os documentos também apresentam soluções práticas para a promoção de cidades saudáveis e sustentáveis para que as populações tenham uma vida saudável e proativa.