No dia 15 de setembro, David Kaatrud, Diretor de Programa – Divisão de Ações Humanitárias e Desenvolvimento do Programa Mundial de Alimentos (WFP), acompanhado pela equipe de gestão do WFP na República do Congo (RdC), reuniu-se com Renato Soares Menezes, Embaixador do Governo do Brasil na RdC e na República Centro-Africana em Brazzaville, para discutir o crescente projeto de Cooperação Sul-Sul e Triangular (CTSS) entre o Brasil e a RdC, com mediação do WFP.
A reunião foi realizada à luz do recente lançamento do projeto “Melhorando o Acesso dos Agricultores Familiares aos Mercados Locais na República do Congo por meio da Cooperação Sul-Sul”, patrocinado pelo Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (Fundo IBAS). A iniciativa permitirá que os Ministérios da RdC aproveitem a riqueza de conhecimentos e inovações disponíveis no Brasil, contribuindo para a segurança alimentar e o estado nutricional de agricultores familiares e crianças em idade escolar no país.
David Kaatrud reconheceu a forte e duradoura colaboração entre o Brasil e o WFP, especialmente por meio da criação e apoio ao Centro de Excelência contra a Fome do WFP, localizado em Brasília, e ressaltou a relevância da experiência brasileira para informar o governo congolês sobre o desenvolvimento de suas políticas de agricultura familiar e alimentação escolar, que podem ser traduzidas em ganhos significativos de capital humano e segurança alimentar no país.
“A alimentação escolar não é um custo. É um investimento estratégico. É um facilitador para a educação que requer coordenação entre vários ministérios. Esta colaboração Brasil-Congo já despertou um interesse significativo nos escritórios centrais do WFP, pois estamos muito interessados em explorar como integrar este projeto com suas outras experiências de CTSS localmente e replicar a experiência em outros países”, disse David Kaatrud.
Mamadou Mbaye, Diretor Nacional do WFP na RdC, e Sidi Mohamed Babah, Vice-Diretor Nacional do WFP na RdC, também participaram da reunião e destacaram o sucesso da visita de estudo de alto nível da delegação do Congo ao Brasil, realizada em abril de 2023, que mostrou a experiência brasileira em alimentação escolar e apoio a agricultores familiares aos Ministérios de Assuntos Sociais, Agricultura, Educação e Planejamento da RdC.
A visita do Diretor de Programa do WFP à RdC teve como objetivo ver o progresso nos projetos de CTSS em andamento, sendo realizada na esteira da celebração anual do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul das Agências sediadas em Roma (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e WFP), em setembro de 2023.
A missão incluiu uma visita de campo ao departamento de Bouenza, uma das áreas participantes do projeto do Fundo IBAS, para entender dos beneficiários e das autoridades locais as oportunidades e desafios do significativo trabalho que o PAM vem implementando via SSTC no desenvolvimento da cadeia de valor da mandioca, já que é o principal alimento básico produzido e consumido no país e está sendo gradualmente introduzido na merenda escolar oferecida às crianças.
Melhorar o Acesso dos Agricultores Familiares aos Mercados Locais na República do Congo por meio da Cooperação Sul-Sul
O projeto do Fundo IBAS no Congo concentrará suas ações no fortalecimento da capacidade institucional dos formuladores de políticas nos níveis central e local, aproveitando a experiência brasileira e o apoio técnico por meio da cooperação Sul-Sul, usando uma abordagem de “treinamento de treinadores” e treinamento em serviço, com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca e do Ministério da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Alfabetização. Também proporcionará o fortalecimento de capacidades no nível de base para associações/cooperativas de agricultores familiares e escolas em distritos específicos nos departamentos de Bouenza, Plateaux e Pool, por meio da entrega de equipamentos, treinamento personalizado e demonstrações em campo. Você pode saber mais sobre este projeto aqui.