Este documento é uma análise das evidências e do impacto das intervenções de proteção social na região da América Latina e do Caribe sobre os resultados da alimentação e do estado nutricional. O estudo conjunto WFP-IDS-IFPRI propõe uma estrutura analítica e operacional.
O estudo Rotas de Proteção Social para a Nutrição é uma parceria entre o Instituto de Estudos do Desenvolvimento (IDS) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP).
O objetivo principal do estudo Rotas de Proteção Social para a Nutrição é analisar as evidências e propor uma estrutura analítica e operacional que vincule a proteção social a melhores resultados nutricionais.
O estudo busca fortalecer os impactos positivos das intervenções de proteção social na América Latina e no Caribe sobre a alimentação e os resultados do estado nutricional, criando uma base sólida de evidências com foco em “o que funciona”, “como” e “por que”, a fim de contribuir para a melhoria do bem-estar na região.
Nesse contexto, um dos objetivos do estudo é desvendar as vias de impacto, explorando conjuntamente as características de concepção e implementação de diferentes instrumentos de proteção social, e identificar barreiras e facilitadores que impedem ou favorecem resultados nutricionais positivos de curto e longo prazo.
Um dos principais resultados desse estudo é a produção de dois quadros, que foram desenvolvidos tendo como pano de fundo evidências mais amplas sobre os caminhos da proteção social para a nutrição, que foram obtidas por meio de estudos de caso e de uma análise de evidências, todos discutidos com as principais partes interessadas internas e externas.