Um novo relatório publicado pela Global Child Nutrition Foundation (GCNF) destaca a parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e inclui detalhes sobre aprendizagem entre pares e formação de redes por meio dos fóruns anuais do GCNF, Intercâmbios de Aprendizagem e Pesquisa Global, e a experiência do Centro com visitas de estudo, workshops e outras atividades. O relatório The Power of Peer-to-Peer Learning for School Meal Programs, ou “O poder da aprendizagem entre pares para programas de alimentação escolar”, em tradução livre, apresenta os benefícios dessas modalidades de intercâmbio e como elas podem ajudar a alcançar resultados positivos para programas de alimentação escolar em países de baixa renda.
A Cooperação Sul-Sul e Trilateral é um importante aspecto do trabalho do Centro de Excelência no Brasil e permite a difusão de experiências positivas em programas de saúde e nutrição escolar, como o caso de sucesso no país. O Centro de Excelência conecta países por meio de intercâmbios Sul-Sul e os apoia em uma variedade de atividades: desenvolvimento de marcos jurídicos, arranjos institucionais, projetos-piloto, treinamento técnico, consultas nacionais e estratégias para promover a participação das partes interessadas em diferentes níveis.
O Centro de Excelência do WFP e o GCNF colaboraram de várias maneiras nos últimos dez anos, especialmente em torno do Fórum Global de Nutrição Infantil. O Centro de Excelência recebeu delegações de representantes de outros países para visitar o Brasil e observar a experiência brasileira pessoalmente e fornecer assistência técnica, treinamento e outros apoios. Da mesma forma, o GCNF hospedou delegações de outros países que desejavam observar os programas de alimentação escolar dos EUA em seus primeiros anos, e também oferece assistência técnica, treinamento e serviços de consultoria. Tanto o Centro de Excelência quanto o GCNF também estão focados principalmente em programas de alimentação escolar em países de renda baixa ou média, onde as necessidades são maiores.
Para saber mais sobre essa parceria acesse o relatório completo aqui (em inglês).