Foto: Renata Lobo / WFP Guiné-Bissau
Os países de língua portuguesa estão na vanguarda de várias inovações em nutrição e alimentação escolar com compras da agricultura familiar. Para discutir esses avanços e compartilhar conhecimento para restabelecer e aprimorar os programas de alimentação escolar, representantes de Brasil, Angola, Timor-Leste, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe participam, na terça-feira, 23 de agosto, de um diálogo online. O evento é promovido pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também contará com a participação do Centro Regional de Excelência contra a Fome e a Desnutrição em Côte D’Ivoire (CERFAM).
Durante o encontro, os países poderão apresentar políticas, programas e iniciativas bem-sucedidas que foram implementadas localmente, bem como discutir os desafios relacionados, aprender com outras experiências e compartilhar ideias sobre aspectos nutricionais dos programas de alimentação escolar e as compras da agricultura familiar. Eles também terão a oportunidade de discutir estratégias usadas para gerir programas sustentáveis, marcos legais e políticas e apresentar bons exemplos.
Nesta primeira sessão, as apresentações dos países estarão centradas em aspectos específicos ligados à nutrição, como: desenvolvimento de menus; papel de nutricionistas na alimentação escolar; igualdade de gênero e nutrição; fornecimento de cestas de alimentos; e promoção da saúde e nutrição nas escolas. Além das falas dos países convidados, o Centro de Excelência do WFP apresentará o Projeto Nutrir o Futuro, fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, e que tem a Colômbia e o Peru como países cooperantes. Em outubro, acontece a segunda sessão dos diálogos, dessa vez com foco em alimentação escolar e compras da agricultura familiar.
O evento acontecerá na terça-feira, 23 de agosto, das 7h às 9h (horário de Brasília) e será transmitido somente em português. Clique aqui no horário indicado para participar.