Entre os dias 22 e 24 de maio, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban, e o Diretor de Parcerias do WFP, Stanlake Samkange, estiveram em Teresina, no Piauí, para participar da agenda de atividades da 3ª reunião técnica da força-tarefa do G20 para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que contou com reuniões e uma visita técnica a experiências bem-sucedidas de produção da agricultura familiar na região.
A reunião, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, reuniu cerca de 50 delegações internacionais para acertar os termos finais da Aliança Global, que tem previsão de lançamento em novembro, na Cúpula dos Chefes de Estado do G20, no Rio de Janeiro, e que contará com a presença das lideranças dos 19 países membros, da União Africana e da União Europeia.
“Esse é um momento muito importante para a definição concreta de ações. Tenho certeza de que com a união entre os países, organismos internacionais, agências de fomento, entre outros atores-chave, nós vamos conseguir estabelecer medidas que levem os países a erradicar a fome e a pobreza até 2030”, disse Balaban.
Após as discussões técnicas, a agenda da 3ª reunião encerrou com uma visita de campo para conhecer os programas de combate à fome do Piauí. A primeira visita aconteceu na horta comunitária da agricultura familiar do povoado Ave Verde, no entorno de Teresina. Depois a comitiva visitou a Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os delegados puderam conhecer produtos e conversar com comerciantes locais.
“O Brasil, com seus anos de experiência em políticas públicas de fomento à agricultura familiar, tem muito a mostrar e compartilhar com outros países. Poder visitar os locais dessas boas práticas e ver como esses programas transformam a vida das pessoas no dia a dia é muito inspirador, e nos mostra que um futuro sem fome e pobreza é possível”, completou o diretor do Centro de Excelência.
Aliança Global
Lançada pela presidência do Brasil no G20, a proposta de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem como objetivo estabelecer um mecanismo prático de mobilização de recursos financeiros e conhecimento para a implementação e ampliação de ações, políticas e programas de combate à fome, redução da pobreza e garantia da segurança alimentar e nutricional. Para alcançar este objetivo, foi estabelecida uma Força-Tarefa, sob coordenação do MDS, que reúne membros do G20, países convidados e organismos internacionais, incluindo o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil.