Equipes do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reuniram-se na quinta-feira, 4 de maio, para revisar as ações conjuntas desenvolvidas ao longo dos últimos anos e para reforçar compromissos com diversas ações de combate à fome, especialmente o fortalecimento da agricultura familiar. O Centro de Excelência e a Conab têm atuado juntos em atividades de apoio técnico a países que vêm ao Brasil conhecer as boas práticas locais nas áreas de agricultura e abastecimento.
Durante o encontro, a equipe técnica do Centro de Excelência apresentou ao presidente da Conab, Edegar Pretto, e sua equipe, um panorama das doações de governo da América Latina, os principais alimentos comprados no mundo e os países de destino. A equipe também apresentou os mecanismos usados pelo WFP para compra de alimentos. Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP, reafirmou a importância da Conab, em conjunto com os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, no fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 para incentivar a agricultura familiar.
No final de 2021, o Centro de Excelência e a Conab renovaram o protocolo de intenções para troca de experiências técnicas em prol da luta contra a fome no mundo por meio de ações de segurança alimentar e nutricional. Após a reunião da quinta-feira, as duas entidades reafirmaram o compromisso de cooperação e concordaram em criar um grupo de trabalho para desenhar as ações conjuntas dos próximos anos.
Sobre a Conab – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atuante no Brasil há mais de três décadas, a estatal está presente em todas as regiões brasileiras e conta com 64 Unidades Armazenadoras, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população. A Companhia tem como missão prover inteligência agropecuária e participar da formulação e execução de Políticas Públicas, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural.