Um fórum internacional que aconteceu em Pequim, em 15 de maio, contou com a presença de quase 100 instituições para marcar as comemorações de um ano desde o lançamento da Plataforma de Compartilhamento de Conhecimento sobre Cooperação Sul-Sul do Centro de Excelência do Programa Mundial de Alimentos (WFP) na China. Em seu primeiro ano, a plataforma recebeu mais de 2,5 milhões de visitas e atraiu pessoas de 84 países e regiões.
“O compartilhamento de conhecimento é um componente central da Cooperação Sul-Sul. Permite que os países solicitantes acessem a riqueza de conhecimentos de pares que passam por desafios semelhantes, mostrando soluções que são viáveis e relacionáveis a eles”, disse Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, em mensagem de vídeo transmitida durante o evento.
Na ocasião, também foi apresentada uma iniciativa conjunta de parceria de compartilhamento de conhecimento para a Cooperação Sul-Sul, pedindo esforços para fortalecer a cooperação digital, aprimorar parcerias por meio do compartilhamento de conhecimento e trabalhar em conjunto para lidar com a crise alimentar global
Sobre a plataforma
A Plataforma de Compartilhamento de Conhecimento de Cooperação Sul-Sul do WFP na China é um centro de conhecimento que fornece um ambiente propício para que os parceiros postem demandas, compartilhem soluções e se conectem uns com os outros para segurança alimentar, melhoria nutricional, redução da pobreza e transformação rural.
A Plataforma de Compartilhamento de Conhecimento permite que os visitantes on-line acessem o conhecimento das experiências e soluções da China em quatro áreas temáticas de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Pequenos Produtores, Gestão de Perdas Pós-colheita e Sistemas Alimentares, Redução de Riscos de Desastres e Resiliência às Mudanças Climáticas, bem como Iniciativa Inovadora de Redução da Pobreza, e motivem as pessoas em seu auto empoderamento para a segurança alimentar localmente.