Usuários do Google no Brasil agora podem pesquisar por cozinhas solidárias na busca ou no Google Maps e encontrar os bancos de alimentos, as despensas e as cozinhas solidárias mais próximas. O objetivo é criar uma rede para ajudar instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social a encontrar pontos de distribuição de alimentos e refeições gratuitas. Os locais também funcionarão como pontos de arrecadação de mantimentos. A iniciativa é do Google Brasil e da Ação da Cidadania, ONG parceira que recebeu apoio técnico do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) no Brasil.
A nova ferramenta foi apresentada durante o evento Google for Brasil, na terça-feira, 14 de junho, em São Paulo. Em conversa com jornalistas, Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, disse que a iniciativa vem em um momento importante e tem potencial de ser replicada em outros países. “Existem muitas iniciativas no Brasil e a ideia é fazer com que as pessoas saibam onde buscar alimento, e para que quem quer doar também possa encontrar facilmente o local. Sabemos que isso não resolve o problema da fome por completo, mas salva vidas”, disse.
O mapeamento, que começou a ser feito em setembro de 2021, é a primeira iniciativa do tipo na América Latina e o mapa já mostra mais de mil pontos em todas as regiões do país. Neste primeiro momento, o acesso às informações será promovido por um filtro temporário no menu principal do Google Maps, que exibirá diretamente a busca pelos pontos de distribuição. O mapeamento e os dados são atualizados pela rede solidária de forma contínua, o que facilita ainda mais a busca na plataforma.
O apoio da equipe técnica do Centro de Excelência do WFP à ONG Ação da Cidadania incluiu a coleta e sistematização de dados sobre iniciativas internacionais; apoio com a metodologia de seleção de atores e articulação com outros parceiros; e a elaboração de conteúdos informativos para a rede.
Quem pode se cadastrar?
Bancos de Alimentos, Despensas e Cozinhas Solidárias sob coordenação de entidades/lideranças da sociedade civil, sem fins lucrativos, podem fazer parte da rede. O cadastro é gratuito e deve ser realizado por meio do site da Ação da Cidadania. A partir daí, é realizado um processo de avaliação de alguns critérios, como atuação, público atendido, tempo de existência, estrutura e governança. Todas as entidades aprovadas terão acesso à Rede de Parceiros apoiadores da Ação da Cidadania e aos conteúdos informativos e orientadores elaborados pela ONG com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP).