No ano de 2023, emergências humanitárias agravadas por conflitos e desastres climáticos tornaram ainda mais difícil a missão do Programa Mundial de Alimentos (WFP) de salvar vidas. Mesmo diante desses desafios, o Centro de Excelência do Programa Mundial de Alimentos (WFP) dedicou-se incansavelmente à sua missão de auxiliar os países do Sul global na formulação de estratégias para mitigar as desigualdades.
Além disso, ampliou sua atuação no suporte às nações em questões cruciais como alimentação escolar, nutrição e fortalecimento da agricultura familiar. O Centro estabeleceu novas parcerias e expandiu iniciativas já em curso, reforçando assim seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar em todo o mundo. O Relatório Anual 2023 detalha como essas ações desempenhadas apoiaram os países e parceiros locais nas ações de Cooperação Sul-Sul para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 17.
O Centro de Excelência intensificou seu apoio ao governo brasileiro durante a Cúpula de Sistemas Alimentares e na liderança da Coalizão Global de Alimentação Escolar. O WFP desempenha um papel fundamental como secretariado da Coalizão, e em outubro, o Brasil assumiu a copresidência do grupo juntamente com a França e a Finlândia. Essa nomeação representa um avanço significativo no engajamento global do Brasil em questões relacionadas à alimentação escolar, consolidando sua posição como protagonista nesse campo.
Além disso, o Centro de Excelência apoiou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) na elaboração do livro “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas”, que reúne receitas e depoimentos de merendeiras e nutricionistas envolvidos nas competições do reality show de culinária com merendeiras de todo o país. O Centro de Excelência também apoiará o FNDE na produção da nova edição do reality show sobre a vida das merendeiras do Brasil em 2024.
Cooperação Trilateral e Sul-Sul
O Centro de Excelência também atua no apoio aos países por meio de cooperação técnica remota ou presencial, através de projetos como a “Visita de Estudos Virtual: Brasil”. Em 2023, o Centro apoiou países como Angola, Armênia, Filipinas, Namíbia, Nicarágua, Timor-Leste e Togo, além de outros países africanos de língua portuguesa. Ao todo, foram apoiados 16 países ao longo do ano.
Outro destaque foi a criação o lançamento de um projeto inovador em colaboração com a República do Congo, o Escritório de Cooperação Sul-Sul das Nações Unidas (UNOSSC) e com financiamento do Fundo IBAS. Esse projeto visa aprimorar a segurança alimentar e o estado nutricional de agricultores familiares, com foco especial em mulheres e crianças em idade escolar na República do Congo.
Projetos
Ao longo de 2023, a equipe Além do Algodão promoveu oito missões para países africanos que beneficiaram, diretamente, mais de 670 pessoas. O objetivo das missões foi monitorar e avaliar as atividades em execução do projeto conduzidas pelas equipes, além de promover o desenvolvimento de capacidades de agricultores, agricultoras e técnicos no Benim, na Tanzânia e em Moçambique.
Já a equipe do Projeto Nutrir o Futuro concluiu, em 2023, o Policy Brief chamado “Enfrentamento da múltipla carga de má nutrição”, atuou estrategicamente na participação de uma delegação brasileira no Comitê de Segurança Alimentar Mundial – CSA (ou Commitee on World Food Security – CSF) e finalizou um vídeo sobre o enfrentamento da múltipla carga de má nutrição.
Parcerias
A erradicação da fome e o combate à insegurança alimentar, que afetam a vida de mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, requerem colaboração. O Programa Mundial de Alimentos (WFP) está engajado em parceria com diversos colaboradores, como governos, setor privado, agências das Nações Unidas, instituições financeiras internacionais, pesquisadores, organizações não governamentais e outros segmentos da sociedade civil, para alcançar o objetivo de fome zero.
O ano de 2023 foi marcado pela designação de Rita Lobo como Apoiadora Oficial do Programa Mundial de Alimentos para ajudar a amplificar os debates sobre dietas adequadas e saudáveis, como reduzir o desperdício de alimentos e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Outra importante parceria estabelecida foi com a Associação Fome de Tudo para apoiar a alimentação escolar na América Latina e no Caribe.
Para saber sobre mais ações e resultados alcançados pelo Centro de Excelência, acesse aqui o Relatório Anual 2023.