O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com o Governo da República do Congo, o Governo do Brasil e o United Nations Office for South-South Cooperation (UNOSSC) lançou o projeto “Fortalecimento do acesso de agricultores familiares da República do Congo a mercados locais através da Cooperação Sul-Sul”, com financiamento do fundo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). O objetivo do projeto é auxiliar agricultores familiares a acessarem os mercados locais do Congo com implementação piloto em Bouenza, Plateaux e Pool. As estratégias envolvem o fortalecimento institucional de ministérios, treinamento de cooperativas de agricultores e alimentação escolar.
Em 11 de março terá início a segunda visita de campo ao Brasil, em Maricá e Paraty, no Rio de Janeiro, onde membros da delegação, formada por representantes do governo congolês, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do escritório de país do WFP no Congo e do Centro de Excelência, irão visitar iniciativas de agricultura familiar, cooperativas agrícolas, comunidades quilombolas e escolas públicas. Acontecerão também diversos workshops ministrados por órgãos do governo. O INCRA irá discutir questões fundiárias e produção agrícola, a Defensoria Pública abordará boas práticas de monitoramento, e o FNDE apresentará temas como mobilização de recursos e a formulação de menus para oferta de alimentação nas escolas.
A visita se encerrará em 21 de março, com reuniões interministeriais para a consolidação das informações levantadas e discussão dos próximos passos na implementação de estratégias que auxiliem no objetivo de melhorar a segurança alimentar e nutricional no Congo, beneficiando agricultores familiares e aumentando seu acesso aos mercados locais.