Um grupo de 14 representantes de governo, especialistas e funcionários do WFP no Benim, em Moçambique e na Tanzânia está no Brasil para uma série de atividades de campo e para participar do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece na Bahia, de 16 a 18 de agosto. As atividades fazem parte do Projeto Além do Algodão, que visa apoiar pequenos agricultores de algodão e instituições públicas em países africanos a vincular subprodutos e culturas consorciadas a mercados seguros, incluindo programas de alimentação escolar. O objetivo é aumentar a produção, a renda local e a segurança alimentar e nutricional dos agricultores.
Na segunda-feira, 15 de agosto, as delegações visitaram a Coopealnor, cooperativa agropecuária localizada em Rio Real, no Nordeste baiano. A cooperativa presta assistência agrícola e indica melhores práticas, fornece empréstimos e serviços sociais aos agricultores locais. Ao longo dos anos, se organizaram e passaram a comercializar seu próprio produto, como suco de laranja, para muitos países do mundo. A cooperativa reúne 80 agricultores, dos quais 31 são produtores orgânicos certificados. Os produtos incluem laranja, tangerina, maracujá, coco, mandioca, abóbora, melancia, abacaxi, feijão e milho.
Atualmente, eles utilizam cerca de 220 hectares de terra e são apoiados por instituições públicas, empresas privadas e ONGs. A Coopealnor está apoiando os agricultores para a produção de alimentos orgânicos. Sua produção é certificada e classificada como fairtrade, o que permite a venda dos produtos para o Brasil e para a Europa como produtos orgânicos. Esses dois certificados permitem à Coopealnor agregar produtos com preços mais altos do que os mercados locais e o preço mínimo de venda permite que os agricultores invistam em seus negócios.
Durante o Congresso Brasileiro do Algodão, as delegações poderão trocar experiências, aprender e acessar novas tecnologias sobre o tema da algodão no que diz respeito à melhoria, produção e comercialização de algodão e seus subprodutos. O evento inclui salas temáticas, oficinas, mesas redondas e plenárias. Na sexta-feira, 19 de agosto, as delegações e a equipe do Projeto Além do Algodão visitarão uma escola pública que participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar e um centro de saúde primária que atende famílias vulneráveis que vivem com insegurança alimentar.
O projeto Além do Algodão é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão. Saiba mais aqui.