Entre os dias 18 e 22 de março, o Diretor da Divisão de Parcerias Multilaterais e de Programas de Países do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Stanlake Samkange, veio à Brasília para participar de uma agenda de reuniões e grupos de trabalho do Grupo dos Vinte (G20) junto ao Diretor do Centro de Excelência contra Fome, Daniel Balaban.
O WFP está participando das discussões do G20 em três frentes: o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento, a Força-tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o Grupo de Trabalho da Agricultura. Samkange é Chefe da Delegação do WFP no fórum e o Diretor do Centro é um dos delegados da comitiva do WFP no evento.
“O Brasil tem enfatizado a questão da fome e da pobreza, e essas são realmente questões centrais para o WFP e para o Centro de Excelência aqui, porque é muito claro que as questões relacionadas à fome e à pobreza e aos ODS 1 e 2 não podem ser resolvidas pela intervenção de um ator apenas, exigindo uma gama mais ampla de soluções. E é por isso que o G20 é tão importante”, afirmou Stanlake.
Durante sua estadia, o Stanlake também participou de uma agenda no Palácio do Itamaraty, em discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, que tratam sobre promoção da igualdade racial e acesso universal à água e saneamento básico. Além disso, ele conheceu a embaixadora da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Luiza Lopes da Silva, em uma agenda paralela para falar sobre Cooperação Sul-Sul e alimentação escolar como estratégias de combate à fome.
Stanlake Samkange é zimbabueano e exerceu advocacia em Washington DC na Covington & Burling. Ele estudou na Universidade de Harvard, em Universidade de Oxford e na Faculdade de Direito da Universidade de Stanford. Hoje, ele ocupa o cargo de Diretor Executivo Adjunto a.i, Local de Trabalho e Gestão no WFP, mas possui uma extensa carreira na organização.
Anteriormente, atuou como Diretor Sênior de Parcerias Estratégicas (2018-2024), priorizando a promoção de parcerias com governos nacionais e atores de desenvolvimento – incluindo instituições financeiras internacionais – para posicionar estrategicamente o WFP na esfera do desenvolvimento e mobilizar novos recursos para alcançar a erradicação da fome.
Também já esteve no cargo de Diretor da Divisão de Políticas e Programas (2013 – 2018), foi Diretor Regional para a África Oriental e Central (2011 – 2013), representante do WFP e diretor nacional em Uganda (2008 – 2011) e atuou na sede do WFP como Diretor de Política, Estratégia e Apoio a Programas do WFP (2003 – 2007).