Entre os temas discutidos estão o projeto conjunto entre WFP, ABC e o Ministério para combate à dupla carga da má nutrição
Peter Rodrigues, Diretor Adjunto do WFP Brasil, em audiência com Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde
O WFP Brasil – Centro de Excelência contra a Fome reuniu-se com o Ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, para discutir ações conjuntas e parcerias entre as duas instituições. Um dos temas discutidos foi a parceria firmada recentemente entre o WFP Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE) e o Ministério da Saúde para troca de experiências no combate à dupla carga da má nutrição (incidência de obesidade e desnutrição na mesma população).
O encontro, que aconteceu no dia 20 de fevereiro, foi também uma oportunidade para a equipe do WFP Brasil apresentar detalhes da atuação do WFP no mundo e as ações realizadas pelo escritório no país, especialmente na área de nutrição, com o intuito de estreitar relações e compartilhar experiências exitosas.
“Esta é uma excelente oportunidade para que nós possamos alcançar os objetivos da Década de Ação sobre Nutrição das Nações Unidas, ao combinar a atuação do WFP em 54 países na área de nutrição e a liderança brasileira ao fazer da nutrição um importante elemento para o desenvolvimento”, disse Peter Rodrigues, Diretor Adjunto do WFP Brasil.
O Brasil é reconhecido internacionalmente pelo trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também está na vanguarda na criação de guias alimentares. O Guia Alimentar para a População Brasileira tem informações e recomendações atuais sobre alimentação e nutrição, com o objetivo de promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.
Outro projeto apresentado pelo Ministro da Saúde durante a reunião foi o projeto Banco de Leite Humano, que tem impacto imediato na saúde da primeira infância. Essa experiência exitosa já foi levada, por meio de cooperação internacional, para outros países na América Latina, África e Europa.
Da esquerda para a direita: Lorenza Longhi, da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde; Gisele Bortolini, CGAN, Ministério da Saúde; Gregory Rosa, Assessor de Projetos do WFP Brasil; Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde; Peter Rodrigues, Diretor Adjunto do WFP Brasil; Albaneide Peixinho, Coordenadora de Projetos do WFP Brasil; e Indiara Gonçalves, da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde.
“A importância dessa agenda foi alinhar os objetivos do Ministério da Saúde do Brasil com os do WFP, tendo em vista o trabalho que vem sendo desenvolvido por nós, agora conjuntamente como o Ministério, para tratar da obesidade e da má nutrição”, disse Albaneide Peixinho, Coordenadora de Projetos do WFP Brasil. A dupla carga da má nutrição atinge não só o Brasil, mas também países na África e na América Latina e Caribe. “O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, são fatores determinantes no aumento das doenças crônicas não transmissíveis. O WFP, que tem a missão de salvar vidas, encara com bastante otimismo a relação com o Ministério da Saúde para atuar juntos nesse tema”, completou Albaneide.