O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil realizará um evento online para apresentar sua metodologia de Intercâmbios Virtuais e compartilhar aprendizados da experiência brasileira na prestação de assistência remota na alimentação escolar. O webinar acontecerá das 8h às 9h30 no horário de Brasília, na terça-feira, 13 de setembro, e faz parte da Global South-South Development (GSSD) Expo 2022. O evento acontecerá em Bangkok, Tailândia, de 12 a 14 de setembro, e também marcará o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul.
A agenda do evento paralelo inclui intervenções de David Kaatrud, Diretor da Divisão Humanitária e de Desenvolvimento do WFP, e de Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil. As apresentações técnicas se concentrarão em oportunidades e desafios no uso de ferramentas digitais para Cooperação Sul-Sul e soluções inovadoras orientadas pela COVID-19 para fortalecer o trabalho presencial de desenvolvimento. A lista de palestrantes inclui especialistas do Centro de Excelência do WFP e também do Brasil, Lesoto, Angola e Etiópia. O acesso é gratuito por meio deste link (o evento será transmitido em inglês e português).
Sobre a GSSD Expo
A GSSD Expo é um evento global anual organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) em Nova York com o objetivo de mostrar os melhores e mais inovadores exemplos de soluções e iniciativas de desenvolvimento baseadas em evidências e soluções “caseiras” de países em desenvolvimento em todo o mundo, em colaboração com agências das Nações Unidas, governos, doadores e outros parceiros. Este ano, a GSSD Expo será sediada também pelo governo da Tailândia e pela Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (ESCAP).
O WFP participa da exposição desde 2014. Este ano, o WFP, a FAO e o FIDA organizarão um Fórum de Soluções Temáticas que se concentrará na apresentação do próximo programa conjunto sobre Cooperação Sul-Sul e Triangular (CSST) na alimentação escolar com compras locais, que visa beneficiar cinco países e tem como objetivo contar com o engajamento e transferência de conhecimento da CSST. Além do Centro de Excelência do WFP no Brasil, os Centros da China e da Costa do Marfim também sediarão eventos paralelos este ano.