Silvana Assis, presidente da cooperativa de catadores, foi uma das beneficiadas pela doação
A ONG Cáritas Brasileira, Regional Minas Gerais, entregou 100 cartões de alimentação da campanha Compra Solidária, do Grupo Carrefour Brasil, a famílias em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte (MG). A campanha tem apoio do Centro de Excelência contra a Fome do WFP e transforma as doações de pessoas físicas e empresas em cartões de R$ 100 cada, que são distribuídos por ONGs parceiras.
A Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região recebeu 50 cartões na entrega feita pela Cáritas. O grupo é formado por 50 mulheres que fazem da reciclagem uma alternativa de geração de renda. “Nós catadoras estamos sem trabalhar, não temos retirada de materiais. Então, esse é um momento bem difícil para nós e os cartões irão trazer alegria para muitas famílias”, disse Silvana Assis, presidente da cooperativa. Os 50 cartões irão beneficiar 213 pessoas.
Os outros 50 cartões foram doados para famílias da ocupação Pátria Livre que fica na vila Pedreira Prado Lopes, que é a comunidade mais antiga de Belo Horizonte. Muitas famílias da comunidade ainda passam por dificuldades e não têm acesso a recursos básicos, como moradia ou alimentação de qualidade. A doação dos 50 cartões beneficiará 191 pessoas.
A campanha – As doações feitas pela Cáritas fazem parte do primeiro lote de 6.000 cartões da campanha Compra Solidária, do Carrefour. Além da Cáritas, as ONGs Ação da Cidadania, Diaconia e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) também fazem parte da ação, que deverá chegar a 12 estados e o Distrito Federal. A depender da localidade e das condições logísticas, as ONGs irão distribuir os cartões diretamente à população atendida por elas, ou entregarão as cestas já montadas. Os beneficiários poderão usar os cartões em qualquer estabelecimento, desde que o uso seja feito para compra de produtos de primeira necessidade. O WFP recomenda também que as famílias comprem frutas e legumes para composição de refeições saudáveis e que utilizem, de preferência, estabelecimentos locais.