Dentro das celebrações dos 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, trazemos esta semana o caso de Bangladesh, um país com o qual o centro de Excelência do WFP colaborou por vários anos, com um trabalho que culminou com a aprovação da Política e Estratégia Nacional de Alimentação Escolar do país. O fornecimento de alimentos em escolas em Bangladesh começou em 2001, quando o WFP fez uma parceria com o governo para lançar um programa de alimentação escolar nas áreas mais vulneráveis do país. Em 2011, inspirado pelo avanço das atividades de alimentação escolar do WFP, o governo de Bangladesh lançou seu Programa de Alimentação Escolar em Áreas Propensas à Pobreza. Em 2012, uma delegação de Bangladesh fez uma visita de estudos de alto nível ao Brasil para conhecer a experiência do país com a alimentação escolar e seu sólido quadro institucional para a segurança alimentar e nutricional. A visita foi facilitada pelo Centro de Excelência e contou com o apoio do governo brasileiro e do escritório de país do WFP.
Após a missão ao Brasil, o Centro de Excelência continuou apoiando Bangladesh e, em julho de 2013, o governo e o WFP iniciaram um projeto piloto de alimentação escolar. Com resultados positivos em termos de assiduidade, queda na taxa de abandono escolar e melhor desempenho escolar, o governo decidiu avançar com a elaboração de uma política nacional de alimentação escolar. A pedido do governo de Bangladesh e do escritório de país do WFP, duas missões técnicas do Centro de Excelência foram organizadas em 2015 para apoiar a preparação de um plano para facilitar o desenvolvimento da Política e Estratégia Nacional de Alimentação Escolar. Com o compartilhamento da experiência brasileira e após constante assessoria técnica e apoio do Centro de Excelência e do escritório de país do WFP, em 2019 o governo de Bangladesh aprovou a Política Nacional de Alimentação Escolar.
A política foi elaborada com a participação de funcionários do governo e equipes técnicas do escritório de país do WFP e do Centro de Excelência, e tem como objetivo fornecer 30% das necessidades nutricionais de todos os alunos do ensino primário do país. Uma vez que a política estiver totalmente implementada, o Estado fornecerá uma refeição em todos os dias letivos a cada estudante pré-escolar e primário nas escolas do governo por todo o país. Para suprir as necessidades nutricionais das crianças, é esperado que o programa sirva refeições cozidas cinco dias por semana, juntamente com biscoitos fortificados com micronutrientes uma vez por semana. As refeições conterão pelo menos quatro grupos de alimentos dos dez grupos alimentares possíveis para garantir a diversidade alimentar. Em 2020, um total de 3 milhões de crianças receberam assistência alimentar escolar em Bangladesh, fornecida tanto pelo governo, quanto pelo WFP.
Descubra mais no livro “Uma década de Cooperação: 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil”.
Para baixar a publicação “Experiências de países: Bangladesh”, clique aqui.